Construção de um homem novo

"Meu espírito se compraz em três coisas que têm a aprovação de Deus e dos homens: a união entre os irmãos, o amor entre os parentes, e um marido que vive bem com sua mulher. Mas há três espécies de gente que minha alma detesta, e cuja vida me é insuportável: um pobre orgulhoso, um rico mentiroso e um ancião louco e insensato. Como acharás na velhice aquilo que não tiveres acumulado na juventude? Quão belo é para a velhice o saber julgar, e para os anciãos o saber aconselhar! Quão bela é a sabedoria nas pessoas de idade avançada, e a inteligência com a prudência nas pessoas honradas! A experiência consumada é a coroa dos anciãos; o temor de Deus é a sua glória" (Eclo 25,1-8).


Ouça: "Que bom saber que sou exclusivo de alguém e que alguém é exclusivamente meu!"
 

Como eu sou feliz no meu casamento! Que bom saber que sou exclusivo de alguém e que alguém é exclusivamente meu!  Que bom que essa fidelidade causa aprovação nas pessoas e no próprio Deus! Se sou feliz e fiel à minha esposa, aos meus filhos, aos meus amigos e irmãos, estou causando alegria no coração de Deus. Porém, os "formadores de opinião" de hoje pisam nisso tudo, fazem com que as coisas que ferem diretamente a alegria do Senhor e que destroem os casamentos, os jovens e a família, tornem-se comuns. Deus quer a nossa santificação, ele nos constrói através de suas Palavras.

Assim como fazemos a alegria do Senhor, podemos também fazer coisas que Ele abomina, como ser pobres orgulhosos, ricos mentirosos e anciãos loucos e insensatos, ou seja, isento de inteligência e de sabedoria. Eu e você não podemos estar neste grupo, pois estes comportamentos causam repulsa em Deus.

Qual é o grande desafio do cristão? Dar a boa notícia, o bom testemunho. Não tenha medo de ser bom.

Ouça: "Não há vergonha em ser cristão"

Não há vergonha em ser cristão. Se você é humilhado porque está dedicando sua vida a Deus indo à Missa, ao grupo de oração, levando sua Bíblia debaixo do braço; não desista, porque esta é apenas a primeira fase. Logo as coisas mudarão e, com o tempo, você passará a ser respeitado por isso. Mas é preciso que você seja teimoso, tenha personalidade. Não importa onde você esteja, será respeitado porque se permitiu ser conhecido como cristão.

Logo você começará a ser uma pessoa bem considerada pelos outros, sua opinião será levada em conta e as pessoas com quem você convive vão querer ouví-lo a respeito de determinados assuntos. Assim, você passa a ser admirado como cristão. Depois, vem uma quinta fase, reservada aos pais, professores, coordenadores e aos que estão numa posição de destaque na sociedade, porque essas pessoas passam a ser referência para os outros.

É maravilhoso buscar Deus na juventude. Com dezoito anos, eu O descobri na minha vida. Hoje, com quarenta e três anos, tenho acumulado a experiência d'Ele e, mesmo com todas as minhas imperfeições, tenho buscado, todos os dias, por este Deus que é infinito.

"Como acharás na velhice aquilo que não tiver acumulado na sua juventude?"


O Senhor é o único que pode lhe devolver o tempo que você perdeu estando longe d'Ele. Se esse é o seu caso, parabéns, porque, talvez, você não tenha tido as oportunidades de conhecê-Lo antes. A vocês que estão na caminhada a pouco tempo, parabéns. Você conseguiu ceder o seu coração para Deus.

Quero dirigir-me, agora, exclusivamente, aos maridos: "Se você viver bem com sua esposa, estará fazendo bem ao coração de Deus". É importante elogiá-la, continuar dizendo que ela é a mulher da sua vida.

Hoje, nós casados, temos um grande desafio: dizer aos nossos amigos que somos fiéis a nossas esposas. Com certeza, seremos chamados de bobos, "bestas quadradas", mas não somos, somos felizes. Quem é fiel, é feliz. É importante tratar a sua esposa com respeito e admiração.

Ouça: "Nós como maridos, se vivemos bem com nossa esposa, estamos fazendo bem o coração de Deus"

Meu irmão, tenha coragem. Seja essa pessoa que, ao longo da vida, vai acumulando alegrias ao coração do Senhor. O mundo tem sede de pessoas que são referências.

Precisamos nos expor mais para que o mundo seja alimentado e saciado dessa falta de Deus. Quem tem que formar opinião, aqui, é a Palavra d'Ele.

Transcrição: Michelle Mimoso
Fotos: Paulo Sérgio
Áudios: Anderson Nunes

↑ topo