Construindo um amor de verdade

Gérson e Celina Abarca
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova

A Canção Nova é o espaço de fazer treinamento para o céu. Vamos treinar para encontrar o amor de verdade?

Jesus é especialista em Amor. Construir o amor de verdade no início de uma vida a dois é irmos ao encontro de Jesus.

Temos três filhos, frutos de um namoro bem sucedido. Atendemos casais há 20 anos e ali buscamos resgatar o vínculo do namoro.

O namoro cristão é o encontro de duas pessoas que já disseram sim a fé, é importante também fazer memória do nosso encontro pessoal com Cristo.

Namoro cristão é o encontro de dois “cristãos”. Tenha como meta a construção do Reino de Deus que vai além do seu namoro.

Ser cristão é uma escolha anterior ao casamento. A vocação de quem namora é vocação para o matrimônio. Quantos são os noivos que nas vésperas do casamento descobrem que não era a escolha certa? O namoro é tempo dessa descoberta, não tenha medo de caminhar para esta descoberta.

Posso dizer que hoje a nossa vida conjugal é o resultado de um namoro e noivado que deu certo. Os fracassos do matrimônio são resultado de relacionamentos que já começaram desta forma.

Identifique os desafios do seu namoro. Um dos desafios que nós vivemos no nosso relacionamento de namoro foi a espera, tanto por causa dos estudos, quanto também pela castidade, esperar o tempo certo para o casamento.

O namoro cristão é o encontro de duas pessoas que já disseram sim a fé
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

Namorávamos a distância e muitas cartas foram escritas neste tempo, o que para nós hoje é relíquia pois nos leva a lembrança de tudo o que vivemos.

Traímos o projeto cristão quando deixamos de lado a vida pastoral na igreja. Sejamos pessoas renovadas. Digo as moças: “Quando seu namorado e noivo dão desculpas para não ir a igreja é sinal de que ele está dizendo que seu namoro não é cristão.”

Reze pelo seu namoro. Busque ter uma vida de oração junto com aquele que está ao seu lado.

Qual é o termômetro para saber se seu namoro é cristão ou não? É no compromisso comunitário, na sua paróquia. A mulher, o homem que Deus escolheu para você é para a construção do reino. Onde você está deixando de gastar sua energia para a construção deste reino?

O tempo de namoro é para que você saiba se vale a pena continuar esse namoro ou não. Esteja atento as atitudes morais e psicológicas do relacionamento.

Transcrição e adaptação: Cris Henrique


Gerson Abarca


Psicólogo e psicoterapeuta

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo