Construir a casa sobre a rocha

Padre André Luna
Foto: Maria Andréia/CN

“Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína”  (Mt 7, 24-27)

Padre Léo pregou muito sobre este Evangelho, dizendo que sobre ele devemos fazer nosso projeto de vida firmado sobre a rocha. Todos nós precisamos construir esta casa. Não existe um filho de Deus nesta terra que não queira construir a sua casa, mas a pergunta é: que casa se quer construir?

O filho de Deus que não sonha com o seu projeto de vida não se encontra, é uma pessoa infeliz. O ser humano que não descobre o seu projeto de vida a partir do que Deus tem em seu coração vai andar infeliz o resto da vida. Cedo ou tarde os 'ventso, chuvas e enchentes' vão bater nesta casa e sua ruína será grande. Quem reza vai passar por dificuldades, provações, os ventos, as chuvas e as enchentes também vão bater na sua casa, mas a diferença é que existe alicerce nesta casa.

Não é tudo na minha vida que eu devo aceitar e colocar como bom para minha casa. Tem coisa que eu devo praticar a palavra de Deus dizendo 'não' a certas coisas. Você liga a televisão e quanta coisa entra na sua casa com a permissão do pai e da mãe. Tem gente não tem coragem de dizer para o filho não assistir certas coisas porque também assisti a sua novelinha.

Quando Jesus chama a sua atenção para construir o projeto de vida num chão firme, ele está dizendo 'aprenda me ouvir primeiro para depois me obedecer'. Essa é a grande sabedoria do Evangelho, porque Jesus nunca disse na bíblia 'faça isso aqui uma vez só', não, a arte do Evangelho é a arte da repetição. Ninguém aprende se não repete. Tem coisas que leva tempo, precisa de perseverança.

"Deus me dá a eficiência e vontade para que eu concerte, reforme esta casa"
Foto: Maria Andréia/CN

O cristão que não se prepara em Deus para levantar a sua casa, ela se quer vai cair um dia, porque na verdade não foi nem levantada. Cura interior tem a ver com crescimento, treinamento para vencer a batalha. É preciso deixar-se conduzir pelo poder do Espírito santo, pois é ele que me faz apto para a batalha. Minha família não permanecerá de pé se o Espírito Santo não me treinar para as batalhas desta vida, se ele não estiver na base da construção desta casa.

Construir o projeto de vida vai exigir humildade. Pode ser que na construção desta casa a gente veja que não está construindo direito. Deus me dá a eficiência e vontade para que eu concerte, reforme esta casa. Muitas vezes o nosso projeto de vida vai exigir que eu tenha tempo para exercitar a felicidade com coisas mais simples que eu gosto de fazer. A família deve ser um lugar que a gente gosta de estar com o outro. Se a família não for este refúgio, este lugar firme na minha vida eu não vou dar conta. Muitas vezes a família vira um 'inferno' ao invés de ser céu. Sem a família nós somos soltos neste mundo, perdidos, sem rumo. 


Padre André Luna, SCJ


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo