Construir a qualidade de vida

Padre Adriano Zandoná
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

Meus irmãos e irmas, vocês são corajosos se desfazendo deste feriado para estar na presença do Senhor. Meu coração se alegra ainda mais por dirigir estas palavras a heróis e heroínas que escolheram a melhor parte – o Senhor!

Eu me sinto muito pequeno em dirigir hoje a Palavra de Deus a vocês, por recordar que, no Carnaval do ano passado, eu estava sentado no presbitério como diácono, aprendendo a dar os primeiros passos no ministério, e hoje estou aqui, presidindo a Eucaristia e partilhando com vocês a Palavra de Deus.

Nestes dias estamos reunidos com o único propósito de louvar a Deus por intermédio de um sacrifício de louvor, e o louvor que o Senhor deseja de nós é o sacrifício de nossas vidas, e, assim, na doação de nossa vida, nos transformamos à imagem de Cristo.

Meu irmão, para fazer da própria vida um louvor é preciso seguir um itinerário concreto. Na primeira leitura São Tiago nos apresenta a sabedoria como uma realidade que possibilita fazer da nossa vida um sacrifício de louvor. Construindo, dessa forma, uma qualidade de vida. Esta qualidade de vida não está nas coisas externas apenas, mas antes e acima de tudo ela começa dentro de nós, a partir da forma na qual organizamos as coisas em nós.

A sabedoria é a qualidade que acrescenta o sabor à vida humana, sem ela a vida fica sem “sal”. Segundo São Tiago, a sabedoria é um elemento necessário em nosso itinerário de vida. Mas esta realidade é construída na humildade, no perdão, não na esperteza e no orgulho. Quantos lares não possuem harmonia, as pessoas se suportam. Muitos estão sofrendo, doentes porque gastam a sua vida não na verdadeira sabedoria, são escravos da inveja, da concorrência, faltando-lhes a verdadeira sabedoria.

A sabedoria proposta por São Tiago nos ensina a perdoar. O perdão nos proporciona a aquisição de qualidade de vida para nós mesmos. A Palavra nos diz que a Lei do Senhor Deus é um conforto para a alma, e este caminho é feito no saber perder para ganhar em Deus, quando obedecemos a Ele fazemos o bem em primeiro lugar para nós mesmos. Este conforto para a alma é a qualidade de vida, que está dentro, na alma. Quando vivemos os preceitos do Senhor nossa alma se abre para receber o sopro de Deus, e assim, alcançamos a verdadeira qualidade de vida.

O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus que expulsou o demônio de um menino e afirmou que alguns tipos de demônio somente serão vencidos pela oração. Este ensinamento de Jesus nos apresenta a oração como um elemento essencial para que construamos a qualidade de vida por meio da intimidade com Deus.

"Não tenha medo de entregar tudo para Deus", exorta padre Zandoná
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

:: Veja mais fotos no Flickr ::

 

Sabemos que viver as realidades do dia a dia não é fácil, estamos em uma sociedade sensualizada e sensualizante, todos os dias temos um “leão” para matar. Como São Paulo nos ensina: fazemos o mal que não queremos. Vivemos em um campo de tensão, e como gerir tudo isso? Jesus nos ensina a oração como o meio para administrarmos tudo o que está desordenado em nós.

Não tenha medo de rezar, de entregar tudo para Deus, principalmente os jovens: não tenham vergonha de ser de Deus e testemunhar o Evangelho em todas as suas realidades. Não tenham medo de falar da Palavra de Deus! Jesus está chamando vocês hoje para que sejam somente d'Ele. Então sonhem com a santidade e não tenham medo dela, pois o Senhor quer vocês por inteiro. Eu sinto que muitos dos jovens aqui hoje estão sendo chamados por Jesus para uma vocação especial, não fechem os ouvidos a Ele!

Então, meus irmãos, antes de tudo, é necessário que vocês se ajoelhem diante de Jesus Cristo e se prostrem, pois quem não se prostra diante de Jesus, se prostra diante da vida. Quem não gerir a sua vida, acabará sendo possuído por ela. Deixemos, portanto, de ser “moles”, e construamos a verdadeira qualidade de vida, que se dá em um relacionamento verdadeiro com Jesus.

Convido todos os jovens a se levantarem. Vamos rezar por vocês suplicando que sejam batizados no Espírito Santo, a fim de que tenham uma vida de sabedoria e santidade.

Louvado seja Deus!

 

Transcrição e adaptação: Ricardo Gaiotti

 


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELA TELEFONE
(12) 3186-2600


↑ topo