Conversão exige empenho

Padre Fabrício Andrade
Foto: Robson Siqueira
O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!” (Apocalipse 22,17).

Nós somos Igreja, a noiva que recebe uma ordem do Senhor: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: 'Sim, eu venho em breve'. 'Amém! Vem, Senhor Jesus!'”.

Nesta tarde, a Palavra quer nos ensinar sobre o tempo da espera. O Senhor nos ensina a não nos desviarmos, não inventarmos uma maneira de ocupar o tempo da espera com outras coisas. Mas por que o Noivo está demorando? Por que estamos dizendo “Vem, Senhor Jesus” e Ele não vem?

Ora, uma coisa não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como alguns interpretam a demora. É que ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que ninguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se” (II Pedro 3,8-9).

O Senhor não tarda a cumprir Sua promessa. Ele está usando de paciência para conosco, pois não deseja que ninguém se perca. Jesus ainda não voltou por nossa causa, pois não deseja que ninguém se perca. O Senhor está lhe dando mais tempo para a conversão. A demora de Deus não significa abandono, mas amor para conosco. A demora d'Ele é zelo para que estejamos prontos no momento de sermos desposados.

"Se na escola de samba tem destaque, aqui o nosso destaque é Jesus", afirma o sacerdote
Foto: Robson Siqueira

Você já se converteu hoje? Há pessoas que acham que conversão é história, mas a sua conversão precisa ser atual, porque está chegando o momento do Noivo voltar e a noiva tem de estar de prontidão. "Se é deste modo que tudo vai desintegrar-se, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus" (II Pedro 3,11-12).

Sua vida tem sido santa e piedosa? Não está na hora de você se converter, de tomar uma decisão para apressar a vinda do Senhor?

Nós temos de nos empenhar, lutar todos os dias. Você colocou Jesus no lugar mais importante, agora precisa se empenhar. Isso acontece por meio da conversão. A paciência de Deus nos estimula à conversão. Qual é a grande armadilha para que não estejamos preparados? Achar que a conversão é difícil demais.

Por isso, assim disse o Senhor: “Se tu te converteres, eu te converterei, e na minha presença ficarás. E se souberes separar o que tem valor daquilo que não presta, serás a minha boca, eles passarão para o teu lado e tu não passarás para o lado deles” (Jeremias 15,19).

Se na escola de samba tem destaque, aqui o nosso destaque é Jesus. O Senhor nos ensina que precisamos separar o que não presta. No confessionário, quando o fiel recebe a confissão, é Deus separando o pecado, que não presta, do Seu filho pecador, que tem valor.

"Maranathá! Vem, Senhor Jesus!" É o grito de um povo preparado. A graça de Deus é dom, e se existe um dom, existe a missão; e a sua missão, neste carnaval, é a de se converter.

Enquanto o carnaval lá de fora ensina a colocar a fantasia, nós ensinamos você a ver a realidade. A grande atração do nosso carnaval é a sua conversão. E esta não tem sinônimo de perfeição, mas de empenho, de esforço e luta. O que a Igreja nos pede não é a garantia de que não vamos cair, mas o compromisso de sempre nos levantar.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


 

Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova  

 

↑ topo