Conversão Radical

Emanuel Stênio
Foto: Robson/CN

“ Eis a razão pela qual diz o Senhor: Se voltares, farei de ti o servo que está a meu serviço. Se apartares o precioso do que é vil serás como a minha boca. Serão eles, então, que virão a ti, e não tu que irás a eles” (Jeremias 15, 19)

Cada vez que eu deixo de lado o homem velho eu vou alimentando o homem novo. Cada vez que damos um passo para nos afastar do pecado, nós vamos ao mesmo tempo nos aproximamos de Deus. “Se te converterdes, Eu te converterei” diz o Senhor. Mas para isso é preciso uma grande atitude de voltar para o Senhor, deixar o que é velho, deixar os vícios e assim o Senhor vai se voltar para nos libertar.

É preciso ter aversão aos pecados que cometíamos, e depois se esforçar para não mais cometer os pecados que costumeiramente cometíamos. Esta luta só pode ser vivida no hoje. Tanto os pecados do passado quanto o nosso propósito de não mais cometer este pecado, só pode ser vivido no hoje.

Quando o povo de Deus no Antigo Testamento estava com Deus, eles eram um povo vigoroso e Deus supria as suas necessidades, mas muitas vezes o povo se afastava de Deus, enjoavam de estar com Ele e, deixando a Deus, eram derrotados nas batalhas, feitos de escravos, levados cativos, e ainda culpavam a Deus dizendo “Deus se esqueceu de nós”. Mas Deus suscitava um profeta para lembrar o povo que na verdade eles haviam abandonado o Senhor; e aí, as gerações iam passando e eles iam fazendo as mesmas coisas de seus pais: abandonavam a Deus, eram derrotados nas batalhas, etc, etc. E Deus vai lá e suscita um profeta para recordar que eles abandonaram a Deus como os seus pais.

Acampamento Jovens Sarados na Canção Nova
Foto: Robson/CN

Você pode estar a muito tempo com Deus na sua caminhada, muito tempo de Renovação Carismática, mas é preciso ouvir a voz de Deus que diz: “Convertei-vos e eu me voltarei a Ti”.

Nós caímos nas pequenas tentações e muitas vezes não nos importamos, mas logo caímos nos grandes pecados por causa das pequenas tentações. Aqui na Canção Nova temos a graça de controlar a TV e a musica em nossas vidas. Não é o controle que nos controla, mas nós controlamos o que passa na TV e no que ouvimos e acessamos. Precisamos desligar a TV quando chega naquelas cenas que mexem conosco, que vão nos fazer pecar; isso é conversão! Se você tem esta atitude Deus vai te fortalecer a cada dia. Se você se converter, Deus te converterá.

De repente você fuma a um tempão, daí você vai deixando aos poucos, “hoje eu fumo 1 maço, amanhã eu fumo 5, depois 3, depois 1 cigarro”, mas neste processo não existe decisão. A nossa conversão precisa ser radical, completa, por inteira. Não pode ser pela metade. Você se decidiu não beber, mas continua fazendo sexo com a sua namorada. Não, isso não é conversão! Se não for por completo não é conversão.

Radical, no dicionário, significa também”aquele não não vive fora da norma”. Nós somos chamados a não voltar para esta vida de pecado, a se converter por completo.

O Catecismo diz que existe uma “conversão interrupta”, ou seja, aquela que exige fidelidade, vigilância e mudança de vida todos os dias. Não é questão de esquecer a sua vida de pecado passada, que você vai estar com deus e por causa disso nada mais vai acontecer com você, mas é colaborar com Deus neste nosso processo de mudança.

"É preciso ter aversão aos pecados que cometíamos"
Foto: Robson/CN

Na internet, é mais perigoso ainda. Você precisa saber separar o que é bom do que é ruim, aquilo que tem valor daquilo que não presta. Tudo o que não presta precisa ser jogado no lixo, nem deve ser passado para outras pessoas. Pega o que não presta e joga fora, joga no lixo, para que você experimente esta graça de Deus e seja a boca dEle.

Quando lá em casa, minha mãe preparava o feijão e o arroz, ela me ensinava a pegar aquelas sujeiras, aquelas pedras que ficavam no meio e dizia: “Emanuel, isso aqui não presta para comer, joga fora”. Aquilo que não presta para estar com você, para fazer parte do seu grupo, é preciso jogar fora. Até mesmo as amizades que te levam para o pecado. Joga fora! E preferível você ficar sem amizades do que ficar em pecado. É preferível a amizade de Deus do que as “amizades” do mundo que te levam ao pecado.

Você vai sair daqui, deste encontro com Deus, e vai ter que entrar na academia, esta academia de Deus. Porque, se na academia nós nos exercitamos para ter um corpo definido – massa muscular, perder peso, etc – na academia da Igreja você precisa ir para a Missa, para o grupo de oração, rezar o terço, para que sua alma seja vigorosa. Se na academia do mundo vamos para perder peso, na academia de Deus nós vamos para tirar os pesos do pecado.

Quer ficar bonito? Então frequente esta academia de Deus. Porque não adianta você ir para a academia e cuidar do seu corpo, ficar bonitinho bonitinha por fora, mas por dentro é feio, estragado (a) pelo pecado.

Eu peguei num site as 7 dicas para malhar e ter um corpo definido. Quero apresentar junto com estas dicas as 7 dicas para você ter uma alma “definida”

Dica para o corpo: “Coma bem. Tenha uma alimentação balanceada"
   Dica para a alma: Para o Jovem Sarado, o principal alimento é a Eucaristia. Se alimente bem da Eucaristia, pois este é o alimento que vai nos dar força. Se alimente também da Palavra de Deus”

Dica para o corpo: “Durma bem e descanse”. Dica para a alma: Na academia do Jovem Sarado nós temos em quem descansar, nós descansamos em Jesus, Ele é o nosso refúgio e o nosso descanso.

Dica para o corpo: “Treine adequadamente”. Dica para a alma: o Jovem Sarado precisa rezar de forma adequada, estar de coração na oração. Não adianta estar na Igreja com o pensamento nas coisas de fora.

Dica para o corpo: “Beba água para não se desidratar”. Dica para a alma: A água que precisamos beber é a água do Espirito Santo, esta é a água que Jesus prometeu e que irá matar a nossa sede.

Dica para o corpo: “Pare com exercícios em excessos”. Dica para a alma: Nós precisamos ser equilibrados. Não podemos estar 24 horas dentro da igreja. Não adianta você fazer jejum e maltratar as pessoas, se você não deixa o seu pai assistir um jogo porque você quer só ver a Canção Nova na sua casa. Minha avó dizia “tudo em excesso é ruim”. A santidade está no equilíbrio.

Dica para o corpo: “ingerir proteínas- após exercícios físicos é preciso proteínas para repor a energia”. Dica para alma: No Jovens sarados precisamos ingerir a intimidade com Nossa Senhora, a oração do terço, o estudo da Palavras, o jejum… são proteínas que vão te ajudar e dar força para sua alma.

Dica para o corpo: “mantenha o foco no seu exercício”. Dica para a alma: Tenha sempre consciência de que você precisa estar com Deus, mantenha o foco nEle.

Um amigo me disse que uma coisa muito legal na academia é malhar com um amigo, porque quando um está desanimado outro motiva. Você precisa rezar, ir para a igreja com os seus irmãos, porque quando você estiver desanimado, o seu verdadeiro amigo vai te animar.


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e retuite a mensagem que mais falar ao seu coração utilizando a tag #JovensSarados


Transcrição e adaptação: Daniel Machado

↑ topo