Convertei-vos e crede no Evangelho

Padre José Augusto

Depois do carnaval, a Igreja entra em um período de silêncio e é assim que devemos estar. Em um mundo tão barulhento, Deus chama o homem a silenciar. Só assim o homem tomará consciência do que ele é, e de quem Deus é.

Não podemos viver neste mundo sem caminhar para um lugar. Se não temos uma meta, passamos a viver ao léu, mas São Paulo diz em sua carta que este é o tempo favorável, é preciso escutar a Deus. É tempo de escutar a convocação que Deus nos faz.

Nestes 40 dias, vamos buscar voltar para Deus. Fomos criados para estarmos juntos com o Senhor, mas o mundo tem nos afastado do Senhor. E agora Deus clama: ‘Volta para mim! Volta ao meu coração!’.

Precisamos fazer como Davi, reconhecer o nosso erro. Esses 40 dias é tempo de reconhecermos que falhamos, erramos, mas precisamos ser melhor, precisamos clamar a misericórdia do alto. Quaresma é tempo de revisão. É tempo de perguntar: diante do Senhor como estou? Como estou diante dos irmãos? E diante de mim mesma?

Deus mandou Seu Filho para morrer por nós. É tempo dos namorados reverem como está o relacionamento e dos pais verem como está o tratamento com seus filhos e vice-versa.

Vivemos em uma sociedade egoísta, mas não dá para o cristão ser egoísta, pois Deus deu tudo por nós. O Evangelho diz que é preciso dar esmola. Então doe. Doe roupas e coisas simples. Oferecer o lugar no ônibus, no metrô para uma pessoa mais velha, isso é caridade. faça este propósito. Saia de si para os outros.

As vezes fazemos a penitência de não comer, mas também é penitência doar-se ao outro. Dar tempo ao outro.

E no Evangelho também diz: orai. Eu deixo a dica, no momento em que você estaria na internet, entre no seu quarto e reze, converse com Deus, doe um pouco do tempo que você estaria no nas mídias sociais e reze. Reze com a Palavra de Deus, leia a passagem da Bíblia.

Jesus também fala no Evangelho sobre jejum. Jejum não é dieta. A dieta quem prescreve é o médico, mas o jejum é prescrito por Deus, o jejum fortalece o espírito, fortalece a carne para estar com Deus, cria-se na alma o desejo para estar com Deus.

A Quaresma não é tempo de comemorações, festas, é um tempo de reflexão para estar mais com Deus. Não é tempo de comilança, mas é tempo de recolhimento.

A Quarta-feira de Cinzas é para lembrarmos que somos pó e para o pó voltaremos.

Uma boa e santa Quaresma para você!

↑ topo