Convertei-vos!

Renan Felix
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

É uma alegria para o meu coração poder falar da Palavra de Nosso Senhor! É uma alegria também podermos adorá-Lo por meio de Sua Palavra, com o coração atento para recebê-la e deixar que ela germine em nós! Preparemos o nosso coração, porque Deus quer fazer uma mudança em nossa vida.

Queremos mergulhar, nesta Palavra de hoje, a fim de que a nossa vida seja restaurada:

"Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: Que devemos fazer, irmãos? Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos dos Apóstolos 2,37).

Essa leitura que vamos partilhar, hoje, está dentro de um contexto. Depois da Ressurreição de Jesus, os apóstolos, com medo, trancaram-se em uma sala. No entanto, havia uma promessa de Jesus para eles, dizendo que o Espírito Santo viria sobre eles e faria deles testemunhas. No dia de Pentecostes, o Espírito veio e transformou aqueles homens em pessoas cheias de coragem para anunciar o Evangelho.

É bonito aquilo que São Pedro começa a pregar para uma pequena multidão, que estava na frente dele. O apóstolo anuncia e denuncia; uma pregação cheia de coragem. Conforme São Pedro pregava, sua pregação tocava no coração daquele povo. Mas o que Pedro anunciava de tão maravilhoso? O amor de um Deus que não tem limites, que foi ao extremo, que se entregou numa cruz por nós. É por causa dessa certeza que devemos parar e pensar: o que estamos fazendo da nossa vida?

A cruz é o sinal de um Deus que nos ama ao extremo. A nossa certeza está na alegria de um Pai que nos ama além de todas as coisas e vai continuar nos amando sempre! Essa certeza deve nos fazer pensar: ''Ele se encarnou e foi até o extremo para salvar a nossa vida!''.

Muitos cristãos estão seguindo o Senhor por medo do que Ele pode fazer ou até pelo que Ele pode lhes dar. Deus não manda ninguém para longe, mas para bem perto d'Ele!

"Conversão é a graça de Deus, mas a decisão é nossa!"
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A conversão tem de atingir o nosso coração. Nós nos entristecemos, muitas vezes, porque o mundo quer nos mostrar Deus de uma outra forma, mas Ele é Amor. Deus, o tempo todo, torce por nós. Se cairmos, Ele torcerá para que nos levantemos. O mundo, as pessoas, a nossa família podem não acreditar em nós, mas o Senhor acredita, ele aposta todas as Suas fichas em nós.

Qual caminho precisamos trilhar para experimentar o amor de Deus na nossa vida? Temos de nos converter, pois não há outro caminho. Mas o que é a conversão? É uma mudança de direção, é nos voltarmos para a vontade do Senhor, porque Ele acredita em nós, acredita na nossa família.

Quem somos nós para desistir da nossa família, da nossa vida, se nem Deus desistiu delas? Ele apostou todas as fichas em nós! É hora de uma vida nova, é hora de parar de falar mal da vida dos outros. Santo é aquele que é santo nas pequenas coisas. Santidade não é algo grande; é mudar a cada dia, aos poucos.

Deus quer ser nosso amigo, e santidade é amizade com Ele! O Senhor está nos pedindo, hoje, uma santidade concreta. Chegou a hora de jogarmos as coisas ruins fora e voltarmos para Ele, colocá-Lo de volta na nossa vida.

Conversão é graça de Deus, mas a decisão é nossa! Não conseguiremos sozinhos. Um processo de conversão é feito, antes de tudo, por cada um de nós. Deixemos Deus nos modelar, deixemos o Espírito Santo renovar o nosso coração, porque, sozinhos, não vamos conseguir.

Você, meu irmão, não é um caso perdido, mas você também precisa querer a santidade. Volte para Deus, porque Ele o está chamando! Ele quer que você volte, mas esse retorno depende apenas de você, basta que você O queira.

A promessa de Deus é para todos nós; Ele está nos chamando, Ele vai nos dar a força necessária. O Senhor vai mudar a nossa vida radicalmente, mas não conseguiremos sozinhos, só aqueles que querem uma vida nova conseguirão.

Muitas vezes, o Espírito do Senhor não é capaz de fazer a mudança em nós, porque temos medo de mudar. Hoje, é o dia de nos lançarmos em Deus. Com toda a verdade do nosso coração, peçamos ao Senhor que renove a nossa vida!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo