Coração de Maria modelo dos evangelizadores

Ouça: Leitura do livro de Judite em inglês

Ouça: Salmo – O Senhor fez por mim maravilhas e santo é o seu nome – cantado por Flavinho

Ouça: Aclamação e Evangelho procalmado em 5 idiomas

Voltarei para a Itália levarei esta forma calorosa de aplaudir o evangelho. E antes do aplauso eu ouvi a atenção sagrada, através do silêncio que todos fizeram para escutar o evangelho, muito obrigado.

Estamos celebrando a missa do Coração Imaculado de Maria e celebrar esta missa é como celebrar a vida, a alegria, a docilidade de Maria. Ontem fizemos festa ao Esposo que é o Espírito Santo, hoje fazemos festa a esposa Maria. O coração indica tudo que a pessoa é, tudo que ela sente, vive, sonha, é a essência.

Nestes dias não poderia faltar a celebração daquela que é exemplo de todos cristãos, aquela que guarda e reflete a Palavra de Deus.

O coração de Maria é morada do Verbo divino, é a primeira casa que foi habitada pelo o Verbo de Deus, no centro do seu coração está Jesus, que permaneceu mesmo ela dando a luz. O coração de Maria viveu somente com Jesus e para Ele, um amor sem condições, com disponibilidade plena e obediência.

O coração de Maria é o templo do Espírito Santo. O Espírito Santo tornou Maria a Santíssima, o templo de Deus. A liturgia deste dia nos diz que o coração de Maria é um coração cheio de sabedoria, é dócil porque aderiu livremente aos mandamentos de Deus e a sua Palavra. O coração de Maria consegue vê a Deus em todos os acontecimentos.

O coração de Maria é forte ao ponto de ser fiel ao plano de Deus indo até aos pés de uma cruz. O artista desta obra de arte do coração de Maria é o Espírito Santo. Maria foi nas mãos do Espírito Santo como uma cera que se deixa modelar pelo artista.

Ouça: "Maria guardava e meditava a palavra de Deus, ela guardava no coração era vigilante e estava consciente da sua responsabilidade"

A “chave do segredo” de Maria é essa: Maria guardava e meditava a Palavra de Deus em seu coração, era vigilante e estava consciente da sua responsabilidade.

O relacionamento íntimo de Maria com a Trindade Santa, não a isolou dos homens, ao contrário ela se tornou Mãe da humanidade. Somente quem vive uma profunda intimidade com Deus é capaz de se doar ao outro. Maria é o modelo atualíssimo para os cristãos de todos os tempos, em especial neste tempo marcado com a pretensão da exclusão de Deus da cultura, da vida, da história. As pessoas tentem resolver a vida só com as suas forças, excluindo e rejeitando o poder de Deus.

O Santo Padre na Itália disse que na Virgem Maria encontramos o mais puro exemplo de ser Igreja, contemplando Maria tornamos de fato Igreja e aprendemos a não adquirir a cultura do desejo de excluir Deus da nossa vida.

O mundo mais do que nunca precisa de Deus. Se não temos o Espírito Santo somos pessoas isoladas, se a Trindade não está presente em nós não podemos amar.

O Santo Papa em Verena disse que somos chamados a ser homens novos, e assim portadores da alegria de sermos cristãos. Se o Espírito Santo não habita em nós entra o orgulho, a ambição; os frutos não podem ser outro senão a humilhação, escravidão, a divisão. No coração que habita o Espírito Santo habita a caridade. Tudo o que é verdadeiro, é honrado e merece louvor, que tudo isso esteja presente em seus pensamentos.

Um coração aberto ao Espírito Santo é um coração missionário, é um coração modelado ao de Maria. Nós também precisamos meditar e guardar a Palavra de Deus, sem guardar e meditar a Palavra a Eucaristia se torna estéril a nós.

Precisamos está com Jesus, é decisivo está com Ele, precisamos adquirir força adorando-O na Eucaristia. Que todos tenham uma fé viva na Eucaristia. O Papa diz que no nosso caminho de união com Cristo está a Virgem Maria.

Ouça: "Precisamos ser como São Paulo e dizer 'já não sou eu que vivo mas Cristo que vive em mim'"

Que um dia possamos gritar ao mundo, a cada homem que Deus o ama de maneira particular. Precisamos ser como São Paulo “já não sou eu que vivo, mas o Cristo que vive em mim”, e levar ao mundo a presença de Deus.

Ouça: Padre Cleidimar canta Ave Maria


Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


Transcrição: Elcka Torres
Fotos: Paulo Sérgio
Áudios: Anderson Nunes

↑ topo