Coração transbordante de Jesus

Padre Reginaldo Manzotti

Convido a meditarmos sobre o evangelho de São João:

“Era o dia de preparação do sábado, e este seria solene. Para que os corpos não ficassem na cruz no sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas, primeiro a um dos crucificados com ele e depois ao outro. Chegando a Jesus viram que já estava morto. Por isso, não lhe quebraram as pernas, mas um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. Aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis. Isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. E um outro texto da Escritura diz: “Olharão para aquele que traspassaram”. (Jo 19, 31-37)

Queridos filhos (a) do Coração de Jesus, de seu peito aberto, jorrou sangue e água como fonte de misericórdia para nós, e ao mesmo tempo, se cumpriu as Escrituras, nenhum osso foi quebrado, isto porque o “cordeiro”, precisava ser perfeito. Ainda do coração de Jesus, nasceu a vida da cruz a vida sacramental, este é o maior fruto do coração de Jesus, pela água o Batismo, pelo sangue a Eucaristia.

Na história da Igreja muitos falaram sobre o Sagrado Coração de Jesus, destado a encíclica do Papa Pio XII – HAURIETIS AQUAS, nos apresentou aspectos interessantes sobre o culto do Sagrado Coração de Jesus, e esta devoção tem como propósito fundamental estabelecermos uma profunda relação com o coração de Jesus, pois “a devoção não é outra coisa senão a vontade pronta de se dedicar a tudo o que se relaciona com o serviço de Deus”. A devoção é para contemplar o amor de Deus.(HA 62)

Assim, um olhar na vida de Jesus, mergulhados em seu coração, vamos aprendendo a plenitude do amor, é Jesus o grande mestre do amor. Ele não foi escarnecido e humilhado porque gostava de sofrer, mas sim porque nos ama. Somente, olhando firmemente para Ele conseguimos amar. Somos chamados a aprofundar, e experimentar este amor, e portanto, depois de aprofundar, experimentar, nossa obrigação é testemunhar.

Podemos dizer que a belíssima jaculatória resume muito bem a devoção: “Sagrado Coração de Jesus, fazei nosso coração semelhante ao vosso!”

No Coração de Jesus começamos a encontrar o sentido do nosso ser, e para isso precisamos configurar a Ele, e somente a partir do conhecimento de Jesus é que progredimos no conhecimento de nós mesmo, e da vontade de Deus para nós, e assim, vamos caminhando para a santidade.

 A canção do Monsenhor Jonas Abib: “Senhor, Quem entrará, no santuário pra te louvar?” Resume muito bem o mistério daqueles que tem o coração semelhante ao de Jesus, vamos cantar juntos:

“Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar? Quem tem as mãos limpas, e o coração puro, quem não é vaidoso, e sabe amar. Senhor, eu quero entrar no santuário pra te louvar. Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro, arranca a vaidade, ensina-me a amar. Senhor, já posso entrar no santuário pra te louvar . Teu sangue me lava, teu fogo me queima, o espírito santo inunda meu ser”

Aqueles que tens as mãos limpas, um coração puro, como o do Senhor entrará no santuário, terá acesso a graça do Senhor, derramada por seu sangue e água jorrados do seu coração.

Meus irmãos, quando falamos do conhecimento e da experiência, mostramos a vontade de Deus para nós, precisamos conhecer e termos uma experiência profunda com Ele, penso que não podemos separar estes dois atos. Pois, conhecer é pertencer de tal forma ao Senhor que você lá não sabe qual é os seus pensamentos e o de Jesus: “É Cristo que vive em mim”. E esta é a experiência que fazemos com Jesus.

A palavra de Deus no livro de Provérbios nos mostra as atitudes daqueles que não tem o coração como o de Jesus: “É um iníquo, um ser inútil, o que anda com a falsidade na boca: pisca os olhos, bate com o pé, faz sinais com os dedos, trama perversidades em seu coração, maldade em todo o tempo, semeia discórdias. Por isso, chegará de repente a sua perdição e de improviso ele ruirá, sem remédio.(Pr 6, 12-15)

Por isso, cuidado meus irmãos com as palavras, pois do coração dos puros fluem palavras puras, e como Jesus nos ensinou, que é do coração que sai as divisões, adultérios, mentiras, etc. E o mesmo Senhor nos ensinou que nosso tesouro está onde repousa nosso coração.

Todo aquele que é apaixonado pelo coração de Jesus, se torna arauto deste coração. E está é a dinâmica do conhecimento e da experiência que se adquiri por meio de um mergulho profundo na Palavra de Deus, e na Eucaristia, e assim vamos adquirindo as duas maiores virtudes do Coração de Jesus: Mansidão e humildade.

“Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. (Mt 5, 3-9)

Mansidão não é covardia, mas sim, confiança, ela é força do Espírito Santo, estes tem coragem de abrir mão de sua vontade, para fazer a vontade de Deus, os mansos são dóceis. Os mansos são caridosos, se abrem aos outros, não fecham em si mesmo. São sensíveis e se entregam inteiramente às mãos de Deus.

O humildes sabem o seu lugar, não tem medo de se humilharem afim de que a vontade de Deus se manifesta. Os humildes são felizes porque não confiam demasiadamente em si mesmo, mas confiam inteiramente no Senhor.

Que sejamos tocados pelo Coração de Jesus, deixando-nos ser lavados pelo sangue e pela água que jorra do Coração transpassado de Jesus,e assim, transbordado pela graças derramadas por ele, tenhamos um conhecimento e uma experiência verdadeira com Senhor.

Obrigado Jesus, obrigado pelo teu coração manso e humilde, pedimos a ti Senhor, fazei nosso coração semelhante ao vosso.

Deus vos abençoe.

↑ topo