Coragem! Eu venci o mundo

Queridos irmãos e irmãs, de que vocês têm medo? Medo de escuro? Medo de cara feia? Medo de ficar sem emprego? O que causa os seus medos? Sabemos que medos grandes e pequenos existem em nosso coração. Sabemos que o medo serve para nos tornar mais prudentes.

Muitas pessoas têm medo do passado. Medo das sombras do passado que as arrastam e não conseguem se libertar. Outras têm medo do presente; outras, do futuro e do que vai acontecer com sua família e assim por diante.

Hoje estamos diante dos discípulos de Jesus com medo. Até hoje o medo faz parte de nossa vida. Na nossa sociedade gostamos de inventar coisas de terror. Num filme de terror, embora saibamos que é criação, imaginação, ficamos até com os corações apertados.

'O amor vence todas as barreiras, abala as estruturas do medo', diz dom Alberto
Foto: Willieny Isaias

Jesus, no Evangelho de hoje, diante de seus apóstolos, aterrorizados, diz: “Não tenhas medo, Eu estou convosco”.

Como experimentar os nossos medos? Há uma receita muito simples. O que nos liberta do medo, quem pode nos ajudar, é o Cordeiro Imolado.

Um dos caminhos para superar o medo é a confissão, porque neste sacramento você depara com a verdade. Muitas vezes ,você está apavorado no escuro, porque sua imaginação vai longe, você ouve o barulho de um bichinho, imagina um monstro. Na nossa vida espiritual, muitas vezes, existem monstros porque estamos na "escuridão", por isso é preciso iluminá-la.

Quando as pessoas têm medo de viver, a receita nos é dada por Jesus: ‘A cada dia basta o seu cuidado’, ou seja, viver bem cada momento.

Eu perguntei certa vez a uma criança o que é ser santo? Ela respondeu-me rapidamente: "Senhor bispo, na hora de brincar é brincar; na hora de estudar, estudar; na hora de rezar, rezar". Como as crianças nos ensinam.

É preciso continuamente vencer o medo com a experiência da graça. A proposta é o amor, porque no amor não há temor.

Sacerdotes escutam atentamente às palavras de Dom Alberto
Foto: Willieny Isaias

Nos primeiros anos do meu ministério sacerdotal, tinha uma grande tarefa para assumir e estava com muito medo. Fui conversar com um santo sacerdote e ele me disse: "Use este lema: 'eu não vos temo porque eu vos amo'". Pois o amor vence todas as barreiras, a força do amor abala as estruturas do medo.

São Domingo Sávio dizia: “Antes a morte do que pecar”. Hoje as pessoas têm medo da verdade, da morte, de Deus, mas não têm medo do pecado. Será que é bonito gostar dos sete pecados capitais?

Hoje pedi a Deus um "santo medo", o medo de pecar. Quero ter medo de pecar, quero ter medo de fazer o mal, é um medo sadio porque é fruto do temor a Deus.

Deixemos que a graça de Deus nos afaste dos medos doentios e restaure em nós o temor a Deus. Que em tudo possamos ouvir a voz de Deus que diz: “Coragem”. Coragem para lutar contra o pecado.

Rezem para estes seminaristas para que sejam ousados, sem medos, mas que temam o pecado, e que desejem profundamente ser santos. Rezem por estes jovens porque a Igreja não precisa de padres medíocres. Rezem para que eles não "se nivelem por baixo", mas busquem as coisas do alto. Rezem intensamente para os padres do futuro.

Ouça: Oração conduzida por monsenhor Jonas

Transcrição: Elcka Torres
Fotos: Willieny Isaias


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO NOSSO TELEFONE
(12)3186-2600


 

↑ topo