Crê no Senhor Jesus e serás salvo

Domingo é o dia do Senhor e não dos senhores. Se você se deixa dominar por muitas coisas, então você não é livre. E você é convidado a abrir o coração e não perder a oportunidade de ter a graça de Deus em sua vida. Convido você, como em vários anos, a iniciar conosco o  Retiro Popular.

Antes de entrar para o seminário, conheci um jovem muito especial que era deficiente visual, mas de riquíssimo conhecimento, e ele tinha o desejo de ir visitar os presos. Então, por causa dele, passamos a visitá-los após a santa Missa. E um dia, o carcereiro esqueceu-se de nós lá dentro e eu pude experimentar o que é estar preso – ainda que só por um pouquinho de tempo.

E lá iniciamos todo um trabalho de evangelização em que preparamos um tempo especial de preparação para a Páscoa. Então, um dia, levamos um padre para confessá-los, e ali eu exultava de alegria em ver a fila de presos que esperavam para se confessarem.

Naquele dia, chegou uma pessoa muito curiosa, que olhando para um preso, disse: "Até você por aqui!". Eu fiquei preocupado, pensei que naquela hora aquele preso iria desistir, mas me surpreendi com a resposta daquele homem que disse: "Eu estou aqui porque preciso estar aqui. Eu preciso de um banho da misericórdia. Este aqui é o meu lugar".

Como é bom ver o perdão de Deus que toca igualmente a todos, pois não há limites para a misericórdia do Senhor. Deus quer tocar todos os homens e mulheres deste mundo. Eu aprendi muito com aquele preso.

Ouça: "Paulo e Silas levaram liberdade para a prisão"

Por que Paulo e Silas foram presos? (Atos dos Apóstolos 16,25-34) Eu fui atrás para saber. Porque a libertação daquela moça causou a perda de lucros para aqueles homens. É melhor ficar sem trabalho do que ganhar dinheiro sujo. Vale mais um prejuízo com dignidade do que o lucro com a exploração da dignidade de outros. Onde a palavra de Deus entra, incomoda e transforma. Você pode discutir idéias, mas não se discute experiência de vida.

Quantas vezes eu sonhei, quando eu entrava naquela prisão, de ver também todos aqueles prisioneiros livres. A liberdade não depende de algemas, há muitas pessoas soltas, mas que vivem "algemadas".

Você deve permitir que Deus venha soltar o que está preso em você, a começar pelo coração. Vejam que a liberdade de Paulo e Silas é trazida de dentro deles. Liberdade esta que se mantém em todas as situações com serenidade e calma e o lugar é transformado em casa de oração.

Depois da ressurreição de Jesus, não há mais portas fechadas. O que é mais lindo é a conversão do carcereiro que pergunta: "O que devo fazer para ser salvo?" E eles respondem: "Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e tua família".

Vê. O preso se torna o libertador, pois o carcereiro era aquele que precisava de libertação. Essa Palavra tem de ressoar por este país afora. O Papa vai visitar a Fazenda da Esperança, e eles estão trabalhando para dar um presente para o Pontífice, porque a Igreja é libertadora, ela traz libertação!

Às vezes, queremos as respostas de forma muito rápida e Deus tem um jeito de trabalhar no coração das pessoas. A mim cabe plantar e Deus sabe como isso vai ser colhido. O Senhor sabe que as sementes estão sendo plantadas. Quem tem a última palavra na nossa vida é Ele.

Dizer "eu creio" significa apostar toda a sua confiança em Jesus, o seu Salvador. O fato de você crer, o leva a cuidar das feridas dos outros.

Transcrição: Célia Grego
Foto: Renan Félix

↑ topo