Crer no Espírito Santo

Diácono Fábio Camargo
Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (João 14:1,16-17)

Nós estamos às portas de Pentecostes. Em todo o mundo, a Igreja celebra esta festa. Uma das palavras que Jesus disse aos apóstolos antes de Pentecostes foi: "Não se perturbe o vosso coração, credes em Deus, credes também em mim”. O Evangelho de São João foi escrito, mais ou menos, no ano 90 d.C. No ano 70, a cidade de Jerusalém passou por grandes guerras, misérias e destruições, porque o povo já estava cansado de sofrer por causa dos governadores.

No Livro de Lamentações, vemos que o povo sofria. As mães cozinhavam as crianças mais novas para dá-las de comer aos filhos mais velhos. Imagine o estado em que estava Jerusalém! Imagine o ódio dos romanos pelos judeus! Foi uma guerra o que Jerusalém viveu depois de Cristo.

Imagine, então, o que as pessoas sentiram quando leram: "Não se perturbe o vosso coração”. As pedras daquela cidade tinham sido desmanchadas, eles estavam passando fome, não tinham casa. E, diante de tudo isso, João lhes dizia: “Não se perturbe o vosso coração”. 

Eu preciso lhe dizer que não importa a dificuldade pela qual você está passando, mas há um homem que sempre nos diz: “Aguente firme, meu filho!". Se você se pergunta: "Onde está Deus, nessa vida desgraçada, na qual só há tristeza e miséria?", o Evangelho de hoje é para você. “Na casa do pai há muitas moradas”. Jesus vai voltar e nos levar à casa do Pai, onde há muitos moradas.

"É preciso que você queria ser cheio do Espírito Santo", disse Diácono Fábio.
Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com

Sabe quando a mulher fica grávida, prepara o quarto do bebê e fica na expectativa do nascimento? Imagine o Pai do Céu, que fica esperando você chegar! Mas você pensa: “Nossa! Então, nesta vida, não vamos ter nenhuma consolação? Jesus lhe responde: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”.

O Pai anseia pela nossa felicidade. Não importa o que nos aflige, porque tudo é passageiro neste mundo. O Espírito Santo pode fazer você sair do sexo, da prostituição, das drogas! É preciso que você queria ser cheio do Espírito de Deus. Renda-se a Ele! Deixe-O ser aquilo que você não consegue ser. Como São Paulo disse, “eu vivo, mas não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Quando pensamos que somos muita coisa, Deus no pega "no caminho de Damasco" para percebermos que somos cegos, pobres e nus. Deus faz isso para que nos levantemos como Paulo.

Você quer ser habitado pelo Espírito de Deus? Eu gostaria, agora, que você se recordasse das tribulações que aqueles primeiros cristãos passaram e escutasse essa palavra: “Não perturbe o vosso coração!". Apesar de toda dor, nada poderá nos separar do amor de Deus.
 
Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D'Onofrio


Padre Fábio Camargos


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo