Crer, perseverar e vencer pela fé

Victor Hugo
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN
Crer, perseverar e vencer pela fé. Essas são as palavras de Deus para nós hoje. Queridos e amados irmãos, somos homens e mulheres que vivemos da fé. Vejamos na nossa bíblia Hebreus 11, 1-3:

“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos antepassados. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível”.

Os grandes homens da história sempre venceram pela fé, olhando não somente as coisas que se pode ver, mas tomando posse daquilo que não se vê com os olhos humanos. Em Hebreus 11, 6-7 Deus nos diz:

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois, para se achegar a Ele, é necessário que se creia primeiro que Ele existe e que recompensa os que O procuram. Pela fé na palavra de Deus, Noé foi avisado a respeito de acontecimentos imprevisíveis; cheio de santo temor, construiu a arca para salvar a sua família. Pela fé ele condenou o mundo e se tornou o herdeiro da justificação mediante a fé”.

Eu e você vivemos pela fé nas promessas de Deus. Tudo aquilo que o Senhor promete, Ele cumpre. O céu e a terra passarão, mas as palavras do Senhor não. Mesmo com a zombaria de seus amigos, Noé construiu a barca. Ele estava obedecendo a Deus. Queridos e amados irmãos, devemos estar preocupados em agradar a Deus. Isso é viver pela fé, mesmo que às vezes precisemos desagradar as pessoas.

As pessoas da época de Noé criticaram-no, mas ele continuou firme, inabalável no cumprimento de seu dever. Quantas vezes eu e você, por causa da nossa fé, somos também incompreendidos? Mas devemos permanecer firmes como Noé. Obedeçamos a Deus!

Quando você faz a vontade do Senhor, quando você luta contra o pecado e contra a correnteza deste mundo, as pessoas podem falar mal de você, mas Deus, lá do céu, lhe dá força para continuar. Estamos nesta vida para agradar a Deus.

Vejamos agora Hebreus 11 – 8, 10:

“Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia. Foi pela fé que ele habitou na terra prometida, como em terra estrangeira, habitando aí em tendas com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Porque tinha a esperança fixa na cidade assentada sobre os fundamentos (eternos), cujo arquiteto e construtor é Deus”.

Abraão era um homem estabilizado, e, quando ouviu o chamado de Deus, obedeceu com coração de criança. O Senhor, querendo provar a sua fé, pediu que ele matasse o seu filho. Imagine a cena: foi muita dor, mas ele obedeceu. Quando Abraão levantou a mão para matá-lo, uma voz do céu lhe disse que não era preciso mais fazê-lo.

"Agüente firme, irmão! O Deus vivo é com você. Não desanime. Deus tem vitória para você"
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

Precisamos ter os pés nos chãos, mas o coração no céu, em Deus. Você tem uma grande tarefa, que é transmitir o amor e a fé de Jesus aos outros. Fé não é quando olhamos à nossa volta e tudo está bem. Mas sim, quando acontece o contrário. Pela fé, você sabe que tudo está no controle de Deus. E você sabe que nem uma folha de árvore cai sem que o Senhor queira. Agüente firme, irmão! O Deus vivo é com você. Não desanime. Deus tem vitória para você.

Mas não basta apenas ter fé, temos também que perseverar nela. Muitas pessoas experimentam o amor de Deus, começam uma vida nova, mas quando chegam as tribulações, os sofrimentos, elas desistem. Não tenha medo das tribulações; não tenha medo de nada porque Deus caminha do seu lado!

Eu tenho uma boa notícia para você hoje: se estava com pensamentos, como: “Minha cruz está muito pesada! Não vou agüentar” ou “O meu sofrimento é muito forte para mim”, leia I Coríntios 10, 13:

“Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela”.

Se Deus lhe permite passar por algum sofrimento, Ele também lhe dá toda a força necessária para suportar e para vencer. Tenha certeza absoluta de que Deus jamais permitirá uma tribulação maior que a sua capacidade de vencê-la.

Quando você estiver na tribulação, lembre-se de que sua cruz nunca será maior do que você pode carregar. Os homens que mais venceram na história da humanidade foram os que passaram pelas tribulações firmes na fé. Você se lembra de Daniel, que foi jogado aos leões? Quanto maior era o seu sofrimento, tanto mais ele acreditava em Deus!

"Deus pode até permitir que você entre na 'cova dos leões', mas Ele vai ficar do seu lado o protegendo e lhe dando força"
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

Deus pode até permitir que você entre na "cova dos leões", mas Ele vai ficar do seu lado o protegendo e lhe dando força. Ele vai fazer dessa situação uma brisa leve. Tudo é para a glória de Deus. Não tenha medo da pressão do mundo; não se curve! Eu não sei em que "boca do leão" você entrou, por qual provação você está passando, mas eu sei de uma coisa: você não está sozinho. O Deus de todas as nações está com você com uma caravana de anjos para estarem ao seu lado.

Fique tranqüilo, se você renunciar ao pecado, se buscar a Deus de todo o coração, todo o mal que levantarem contra você o Senhor destruirá. Toda maldição que for lançada em sua vida, Deus vai transformá-la em bênção porque você nasceu para vencer, para ser abençoado!

Na tribulação e na dor, louve a Deus porque Ele vai quebrar todas as suas "algemas e prisões". Deus nunca decepcionou ninguém e você não será a primeira pessoa. Ele nunca o desamparará! Nós podemos nos tornar infiéis a Deus, mas Ele nunca deixará de ser fiel a nós. Amém.

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE: (12) 3186 2600

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo