Cruz, escada para o céu

Sabemos que somos libertos de toda opressão pela cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por isso podemos rezar uma oração franciscana que diz assim: \”Senhor Jesus Cristo, nós vos louvamos e vos bendizemos, porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.\”

Hoje, nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz, que no Oriente é, em grau de importância, comparada à festa da Páscoa. Na Terra Santa, quando se descobre um lugar importante referente à história de Jesus, constrói-se uma basílica. Santa Helena, segundo a tradição cristã, descobriu a cruz de Cristo. E a prova de que esta era a cruz na qual Jesus havia sido preso foi o fato de esta santa ter tocado nela e ter sido curada.

Ouça: \”Quando ela tocou na cruz, ficou curada imediatamente…\”

\”Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo\”. (cf. Hb 12, 1-3)

Tenho perguntado muito nestes tempos: \”Quem tem um pedido feito a Deus que ainda não foi atendido?\” O silêncio do Pai, no dia em que Jesus deu a vida por nós, foi a voz mais forte. Quando passamos pelo silêncio de Deus, experimentamos a grande presença d\’Ele, pois Ele fala muito nesses momentos.

Na hora da cruz é preciso ter os olhos fixos em Jesus, tendo a certeza de que Ele não nos abandonou, pois somos tentados a nos revoltar contra o Senhor e nos afastar d’Ele. O mundo fala de momentos de prazer, de luxúria, por isso, para ele a cruz é loucura.

\”Fora da cruz não existe outra escada para subir ao céu\”, ensina o Catecismo da Igreja Católica.

Ouça: \”Com os olhos fixos em Jesus, os sofrimentos que você passa faz com que sua fé seja aperfeiçoada…\”

É preciso esperar, a Eliana Ribeiro sabe bem do que estou falando. Esta menina de Deus ficou toda quebrada, num acidente que sofreu ao lado do Fábio, seu esposo. Ela teve de ser cuidada pelos outros, tendo a mãe doente e o pai morto. Mas ela esperou e hoje está aqui.

Irmãos, nós temos de esperar em Deus, não podemos ser \”católicos sem raça\”, que diante dos sofrimentos, buscam as \”bênçãos\” dos macumbeiros, deixando Deus que pode todas as coisas, para irmos atrás daqueles que nada podem. Somos chamados a valorizar o sacrifício da cruz.

Vemos grandes blasfêmias surgindo no nosso tempo, uma das que temos visto, no momento, é a da cantora Madona, que está fazendo um show, no qual faz uma simulação de uma crucifixão, em que ela sobe numa cruz de luzes, ridicularizando o sacrifício de Jesus. O Papa Bento XVI chegou a pedir-lhe que não fizesse isso, mas ela o debochou. O pior é que estes shows têm lotado por onde passam.

Jesus continua sendo, ainda hoje, blasfemado. Nós católicos temos de dar uma resposta diante destas ofensas que vemos. E, isso, com orações de desagravo. A ignorância destas pessoas nos dá pena, pois elas não sabem com quem estão brincando, com quem estão mexendo, mas nós sabemos e nossa resposta é a de orar por eles.

Ouça: Diácono reza diante da cruz de Cristo

Jesus sofreu, morreu, mas ressuscitou. No sofrimento, nossa fé vai sendo aperfeiçoada. O sofrimento ofertado a Deus a cada Santa Missa, a cada oração, produz vida. Irmão, suporte sempre a sua cruz e diga: \”Eu espero dias melhores\” e quando você menos esperar virá a resposta.

Transcrição e áudios: Claudenilson José
Fotos: Paulo Sérgio

↑ topo