Cultivar a alegria na provação

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida
“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice” (Eclesiástico 2,1-6).

Esta é uma Palavra para lhe dar ânimo novo para o ano que está chegando. O Senhor quer preparar o seu coração para que você comece bem e continue assim até o fim. Aquilo que nós começamos mal, termina pior ainda. Feliz de você que decidiu começar o seu ano consagrando-se a Deus, pois vai colher os frutos do que está semeando.

Você que hoje entrega ao Senhor o seu coração, faça isso com fé e seja firme naquilo que é justo sem perder o amor a Deus. Você que escolheu entregar a Ele este ano que vai começar, permaneça firme no que é certo.

“Aqueles que temem o Senhor preparam o coração, santificam suas almas na presença dEle. Aqueles que temem ao Senhor guardam os seus mandamentos, têm paciência até que Ele lance os olhos sobre eles, dizendo: Se não fizermos penitência, cairemos nas mãos do Senhor, e não nas mãos dos homens, pois a misericórdia dele está na medida de sua grandeza”  (Eclesiástico 2, 20-23).

Quantos males teriam sido evitados se um história diferente tivesse acontecido na sua vida; mas não aconteceu porque você estava despreparado. Por isso a Palavra de Deus nos diz: "Prepara a tua alma". Em 2010, outros desafios nos esperam. As dificuldades virão, mas nós estaremos preparados para elas; não com a força da nossa carne, mas sim pelo Espírito Santo que tudo faz. Prepare-se. Pior do que ter um inimigo é não saber que o temos, porque você não se prepara para ele. Prepare sua alma e seu coração para as coisas que vêm. A Palavra do Senhor nos faz o caminho a ser trilhado.

A Canção Nova esperou este ano inteiro para dar um grito de vitória ao atingir os 100% da campanha. Muitas pessoas precisam ser atingidas por essa obra do Senhor e, por isso, nós pedimos, nos humilhamos e esperamos 12 meses com paciência para hoje, no último dia do ano, dar este grito de vitória.

"Enquanto nós esperamos pela resposta de Deus, nós sofremos"
Foto: Wesley Almeida

  dúvida é um coisa terrível. Enquanto nós esperamos pela resposta de Deus, nós sofremos. A espera nos faz sofrer na maioria das vezes, e mesmo quando a espera é boa, nós sofremos. A Palavra nos conhece e nos diz o seguinte: "As demoras de Deus são sempre um dom para nós. O socorro divino nunca chega tarde; e se o Senhor demora para lhe dar a resposta, é porque ela também será uma grande vitória. Enquanto você sofre esta demora, espere com paciência, a fim de que, no derradeiro momento, a sua vida se enriqueça.

 
No último dia deste ano o Senhor nos agraciou com um vitória que valeu pelo ano inteiro. A sua vitória também o espera. As pessoas podem dizer que não vale a pena, mas continue perseverando, porque a vitória o espera.

Quando Deus não nos dá o que pedimos, ele nos dá algo melhor. Dedique-se ao Senhor e, no meio desta luta, não se revolte, porque isto o afasta de Deus. No meio do seu sofrimento você pode ter se perguntado: "Onde está Deus?". Não se revolte; aceite tudo o que lhe aconteceu, porque, a partir do momento em que você aceita, pode lutar contra isso.

Deus não lhe dá uma cruz que você não possa carregar. Tenha paciência, o Senhor está dentro desta situação ruim para tirar um bem maior. Você não tem ideia de como Ele está lhe entregando a salvação através de seus sofrimentos. O Senhor se faz presente em todas as coisas para nos dar força. Seja firme em tudo que lhe acontecer, põe a sua confiança em Deus e Ele o salvará. Se a saída não vier por mãos humanas, ela virá por Aquele que o ama. Por maior que sejam as suas provações, saiba que maior ainda é o seu Senhor. Confie em Deus.

A alegria que sentimos nasce do amor que o Senhor está plantando dentro do nosso coração. Não tem como cultivar no coração uma alegria verdadeira se não vivemos em Deus.

“Não entregues sua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo. Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude” (Eclesiástico 30,22-27).

Afaste a tristeza para longe de você, porque ela não presta para nada
Foto: Wesley Almeida

É isso que o Senhor quer de você hoje. Esse novo ano será inesquecível para você. O inimigo nos quer fracos, portanto, não abra o seu coração à tristeza. A alegria do Deus é a nossa força.

Escolha, pois, a vida para que sejas feliz. Afaste a tristeza para longe de você, porque ela não presta para nada. Se você tomar a decisão de que, a partir de agora, a sua vida vai ser diferente, a tristeza não vai mais fazer parte do seu novo ano.

Que Deus lhe conceda a paz que você necessita!

Transcrição : Pollyana Fonseca

Veja também:

:: Podcast: Ano Novo, tempo de balanço e mudanças
:: Podcast: Para que fazer revisão de vida no Ano Novo?
:: Retrospectiva 2009 do Portal Canção Nova
:: Missionários da Canção Nova desejam feliz Ano Novo aos internautas


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e
retuite a mensagem que mais falar ao seu coração

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

↑ topo