Cultive a alegria buscando a Deus

Diácono Nelsinho Corrêa

Hoje, vamos falar de uma alegria que não vem das coisas nem das pessoas, mas da cruz de Jesus. Essa é a alegria que permanece e não vai embora depois da bebida.

Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma” (Eclesiástico 30,22-25).

Quem espera estar sem problemas ou sem provações para estar alegre, não viverá uma alegria, mas uma utopia.

Cultivar a alegria dá trabalho, mas cultive-a conservando o seu coração na santidade e o entregando para Deus. As pessoas, muitas vezes, estão envolvidas na depressão e essa doença tira a visão delas das coisas alegres, mas essa enfermidade acaba quando cultivamos a alegria.

Não pode ser triste que ama Cristo. Não pode ser triste quem ama a Deus! Cultive a alegria em você, busque o Senhor! Não deixe de buscar a Deus. Muitas vezes, a alegria das pessoas depende da atenção que lhes deram ou não. Muitas vezes, diante de brincadeira malfeita ou de uma atenção que não lhes foi dada, as pessoas já fazem um voto íntimo.

Quantas vezes, por pouca coisa, nós nos afastamos de Deus, da Igreja, dos sacramentos! Alguém da Igreja o maltrata e você nunca mais vai à Santa Missa?! Católico de meia tigela! Católico bola murcha! Manter a alegria é concentrar o coração na santidade, buscar a Deus e nunca deixar de buscá-Lo.

O Senhor está aonde formos, por isso não podemos ser cristãos frustrados. O céu somos nós que fazemos e ele está dentro de nós. Não tire os olhos de Cristo, Ele é a fonte da alegria. Quando Deus lhe pede algo, Ele lhe dá forças. Por isso, Ele nos pede hoje: “Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos”.

Há pessoas que não gostam de Natal, porque só choram. Na verdade, algumas até já se programam para chorar pela falta de alguém que morreu. Não façam isso, busquem a alegria em todos os momentos!

Temos de ir à fonte, buscar Jesus Cristo. Quem nunca ficou em casa para assistir um jogo de futebol e deixou de ir à Missa? Mas Deus o espera lá, ansioso em ver você.

Quantas vezes nossos melindres nos atormentam, porque buscamos a solução primeiro nas pessoas, quando, na verdade, deveríamos buscá-la em Deus. As pessoas não rezam. É tão bom buscar a oração. Não se afaste de Deus, Ele tem saudade de você! Não se afaste de Jesus por causa do sacerdote, ele é humano, tem pecados. Não se afaste de Deus por causa das pessoas, não se afaste d’Ele por nada neste mundo! Cultive a alegria, porque a tristeza está matando a muitos.

Não sei quais são as suas dificuldades, mas se você espera não ter problemas para ficar alegre, nunca se alegrará, pois a alegria verdadeira vem de um relacionamento com Deus. Há dias em que estamos tristes, nos irritamos com os outros, os julgamos e isso nos traz uma amargura ao coração. Olhe para Jesus, coloque-O entre você e a outra pessoa. Não se entregue à tristeza. “Afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma”.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso

↑ topo