Cultive o amor por Deus

Padre Wagner
Foto: Robson Siqueira

Queremos celebrar nessa homilia o dom da vida, principalmente da criança que é gerada no ventre de sua mãe. Mas, ao mesmo tempo, pedir ao Senhor que renove no coração dos homens de boa vontade, o respeito pela vida. Como deixou registrado o papa João Paulo II, em um documento profético – Evangelho da Vida –, nós enfrentamos uma cultura de morte, onde, desde a concepção, a vida tem sido desrespeitada, agredida, com toda uma tentativa de cancelá-la. Por isso, queremos pedir ao Senhor da vida que toque o coração dos homens e mulheres de boa vontade para que renovem o respeito à vida, principalemtne do nascituro, do feto que traz problemas graves de saúde. Toda pessoa humana, desde sua concepção até seu momento derradeiro, deve ser respeitada, porque Deus é o Senhor da vida.

No Evangelho de hoje, ouvimos que Jesus está nos falando para perseverarmos na oração. Em Lucas, os discípulos de Jesus chegam para Ele e dizem: “Mestre, os discípulos dos fariseus foram ensinados por eles a rezar, como também João Batista ensinou seus discípulos rezar. Então, ensina-nos a rezar também. O que Jesus fez? Ensinou-lhes a oração do Pai Nosso.

Ele quis que, por meio da oração, os discípulos cultivassem uma relação com o Pai do céu, que é Pai de todos nós. Por isso, o Senhor nos ensinou a dizer, “Pai nosso que estais no céu”. Com Sua paixão, morte, ressurreição, Jesus concedeu à humanidade tantos dons; Ele nos concedeu o Seu Pai como nosso Pai. Deus.

Jesus nos libertou do pecado com sua morte e ressurreição, nos reconciliou com Deus abrindo as portas do paraíso para que tivéssemos acesso ao coração de Deus e também nos concedeu a graça e a alegia de podermos chamar o Criador de Pai. Por isso, Ele ensinou a seus discípulos a oração do Pai Nosso para que cultivassem um coração filial, de confiança em Deus.

Para entendermos o Evangelho de hoje é importante percebermos que Jesus quis abençoar a humanidade colocando-nos em comunhão com Deus, para que todos nós, Seus filhos, pudéssemos chamá-Lo de Pai. Por mais que Deus seja sublime, onipotente, Ele é um Pai que cuida de cada um um de nós de forma pessoal, em especial com os pequenos, pobres, excluídos, aqueles que não têm a quem recorrer, a não ser a Ele mesmo. Essa é uma graça que Jesus nos deu com sua Páscoa.

O mais importante é que você cultive um amor filial, perseverando no amor a Deus, não porque Ele pode nos dar tudo aquilo que quisermos, mas porque Ele é Deus e basta. É descobrirmos que, por meio da oração, nós podemos amá-Lo e perseverar na vivência da Sua Palavra.

Muitas pessoas pregam a Palavra falando de um Deus comerciante, como se Ele ficasse esperando para nos dar um prêmio. O que acontece? Quando alguém faz uma oração, mas as coisas não acontecem como esperado, a pessoa fica com raiva de Deus. Você quer forçar o Senhor a fazer as coisas segundo o seu gosto? Quem é Deus nessa história, o Pai do céu ou você?

Meus irmãos, precisamos fazer um progesso na fé, insistir na oração. Não sei quanto tempo vai levar, mas insista. O mais importante da oração não é aquilo que você pede, mas o cultivo do amor por Deus.

Não há maravilha maior para recebermos do Senhor do que o dom de Seu próprio Espírito. Nós nos tornamos, pelo sacramento do batismo, templo do Espírito Santo. Somente movidos pelo Espírito é que podemos cultivar o amor desinteressado por Deus.

Abramos o nosso coração para a renovação do Espírito. Que seja Ele a nos ensinar a oração. Sempre, quando rezarmos o Pai Nosso, que possamos buscar, o Espírito de Deus. Devemos rezá-lo no Espírito para que seja um cultivo de amor ao Pai do céu, que Ele inspire nosso serviço ao reino dos céus.


Padre Wagner Ferreira


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo