Curados para adorar

Monsenhor Jonas Abib

Os santos padres, que são aqueles que vieram logo depois dos apóstolos, diziam que o mesmo Jesus que age na Eucaristia, age também na Palavra. Por isso nós pedimos: “Cura-me Senhor porque sei que Tu estás na Palavra”.

Curados para adorar, adorar para ser curado. “Sim Senhor eu quero ser curado para te adorar, somente a Ti, e servir somente a ti para ser curado”.

Tendo Jesus navegado outra vez para a margem oposta, de novo afluiu a ele uma grande multidão. Ele se achava à beira do mar, quando um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, se apresentou e, à sua vista, lançou-se lhe aos pés, rogando-lhe com insistência: Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe-lhe as mãos para que se salve e viva. Jesus foi com ele e grande multidão o seguia, comprimindo-o. Ora, havia ali uma mulher que já por doze anos padecia de um fluxo de sangue. Sofrera muito nas mãos de vários médicos, gastando tudo o que possuía, sem achar nenhum alívio; pelo contrário, piorava cada vez mais. Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto. Dizia ela consigo: Se tocar, ainda que seja na orla do seu manto, estarei curada. Ora, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, e ela teve a sensação de estar curada” (Evangelho de São Marcos 5,21ss).

Lançou-se aos pés, e isso quer dizer prostrar-se aos pés, ele sentiu a areia da margem daquele lago. Aquele homem estava diante de um impossível, era a sua filhinha que estava doente.

Aqui também outro caso, uma mulher que estava doente a doze anos, que já tinha gastado tudo o que tinha. Tendo ouvido falar de Jesus, ela não o conhecia, e este não é o seu caso, você tem muito mais conhecimento de Jesus do que aquela mulher, então apresente o seu impossível a Ele.

Imagine aquela mulher com uma menstruação crônica, e na cabeça dos judeus uma mulher assim para eles era uma mulher impura, e ela também não podia tocar nas pessoas, na mentalidade deles uma pessoa impura também estava afastada de Deus. Quando alguém está doente, ou em pecado Deus não se afasta, pelo contrário ele persegue, assim como faz com a ovelha perdida. Na mentalidade deles aquela mulher estava rejeitada por Deus e a culpa era da mulher. Agora imagine o sentimento daquela mulher de se sentir rejeitada e ainda mais, culpada.

É o Senhor quem te diz hoje, porque eu sou apenas o transmissor. Seja o que for que você tenha feito, e que tem feito você se sentir culpada, que te faz ter vergonha de Deus, se sentir rejeitada por Deus, não é verdade, porque Ele não rejeita você. Então coloque agora aos pés de Jesus este sentimento.

Veja, a fé daquela mulher que apenas tinha ouvido falar de Jesus. Meu irmão, hoje o Senhor quer levantar a sua fé. Talvez você foi se acostumando, talvez você já não crê mais, e aí está o desastre. A grande cura que o Senhor quer fazer é a cura da sua fé.

Esta Palavra que nós estamos lendo está fazendo efeito, está acontecendo lá com aquela mulher e aqui está acontecendo em você. Meus irmãos ela nem tocou em Jesus, ela tocou na orla do seu manto.

Veja Jesus está tocando você, está tocando na sua doença, ou naquela pessoa que você está pedindo por ela. Então toque Jesus, e creia que Jesus está te tocando. Enquanto a mulher contava a Jesus a sua história, chegou alguém com a notícia de que a filha de Jairo tinha morrido. Imagine o que se passou no coração de Jairo. Mas ouvindo Jesus a notícia, Ele diz: “Não temas, crê somente!”

Jesus precisava se desvencilhar daquela multidão e depois Ele precisa apenas de pessoas de fé perto d’Ele. A noticia foi clara, mas havia a voz de Jesus que dizia: “Não temas, crê somente!”. Meus irmãos neste momento Jairo não podia ouvir a voz da lógica, que era a voz das pessoas que lhe tinham dito, “Não incomodes mais o mestre, volte para casa”. Mas havia uma outra voz que era a Palavra de Jesus, e aí está o importante. É claro que nas questões humanas nós temos que ouvir a lógica, mas nas questões de fé não podemos ouvir a palavra da lógica. É o momento de ouvir, de guardar, deixar que a Palavra de Jesus faça o seu efeito.

Imagine esta cena, Jesus pegou na mão da menina e disse: “ Talita cumi!” e a menina imediatamente se levantou e se pôs a caminhar. Embora dentro de Jairo se passasse tantas coisas, mas a voz de Jesus ressoava dentro dele e ele acreditou.

Transcrição e adaptação: Célia Grego

↑ topo