Curados pelo olhar de Jesus

Padre Alir Sanagiotto
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com
Hoje é o dia da graça. A partir de hoje você também pode receber a graça de ser olhado por Jesus, curado pelo olhar d'Ele.

“Ora, uma criada viu Pedro sentado perto do fogo; encarou-o bem e disse: 'Este aqui também estava com ele!' Mas ele negou: 'Mulher, eu nem o conheço!' Pouco depois, um outro viu Pedro e disse: 'Tu também és um deles.' Mas Pedro respondeu: 'Não, homem, eu não'. Passou mais ou menos uma hora, e um outro insistia: 'Certamente, este aqui também estava com ele, pois é galileu!' Mas Pedro respondeu: 'Homem, não sei de que estás falando!' E, enquanto ainda falava, o galo cantou. Então o Senhor se voltou e olhou para Pedro. E Pedro lembrou-se da palavra que o Senhor lhe tinha dito: 'Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás'. Então Pedro saiu do pátio e pôs-se a chorar amargamente” (Lucas 22,56-62)

Como Jesus, um dia, olhou para um jovem rico e o amou, certamente fez o mesmo com Pedro. Com o olhar de Cristo, o apóstolo sentiu um profundo arrependimento e se pôs a chorar.

“Judas, o traidor, ao ver que Jesus fora condenado, ficou arrependido e foi devolver as trinta moedas de prata aos sumos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: 'Pequei, entregando à morte um inocente'. Eles responderam: 'Que temos nós com isso? O problema é teu'. E ele jogou as moedas no Santuário, saiu e foi se enforcar” (Mateus 27,3).

Essa é a diferença de um homem que não foi olhado por Jesus. Assim como foi grave o erro de Judas por vender Jesus, também foi grave o erro de Pedro ao negar o Senhor; no entanto este teve a graça de ser olhado por Jesus; Judas, não. Após seu erro, este [Judas] se escondeu, não procurou por Jesus. Ele se arrependeu, ficou tomado pelo remorso, mas isso não foi o suficiente. Ele, que havia se preparado junto com os apóstolos, não teve o olhar de Jesus. Esta, meus irmãos, é a grande tentação para todos nós.

"Eu gostaria de olhar para você com o olhar de Deus para que você sentisse o Seu amor."
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

Assim o demônio quer fazer com todos nós. Depois de errarmos, o maligno quer que nos escondamos. Todos nós gostaríamos de falar a verdade, mas quando o fazemos, nem sempre somos acolhidos. A culpa também está em nós, porque se acolhêssemos o outro que errou, ele não precisaria mentir.

Nós católicos, todas as quintas-feiras, temos o Santíssimo Sacramento exposto em muitas igrejas, mas temos de nos convencer de que precisamos desse olhar de Cristo.

Eu gostaria de olhar para você com o olhar de Deus para que você sentisse o Seu amor. O Senhor olha para o pecador sem se importar se antes ele vivia afastado da Igreja. Jesus só pode nos olhar com misericórdia e ternura. Se Judas tivesse olhado para Jesus, teria sido 'fulminado' por Seu olhar restaurador.

“Jesus, olhe para mim, que Seus raios de fogo me queimem, me purifiquem”.
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

Peça ao Senhor: “Olhe para mim, faça comigo o que fez com Pedro”. Imagine quantas pessoas sofrem com depressão porque não olham para Jesus. Meus irmãos, façam adoração, vão diante de Jesus.

Quando Deus nos criou, nos fez semelhantes a Ele. Fomos criados sem nenhum defeito, sem nenhuma ferrugem. O problema é que não adianta pegar um ferro enferrujado e jogá-lo na caldeira por 10 minutos. Não é um tempo suficiente para purificá-lo. Por isso precisamos passar mais tempo diante do Santíssimo.

“Senhor, volte Seus olhos para mim e me purifique desde o ventre de minha mãe”.

“A lâmpada que ilumina o corpo é o olho. Se teu olho for límpido, ficará cheio de luz; mas se teu olho for ruim, ficará todo em trevas”. Então, se seu olho estiver doente, todo seu corpo estará nas trevas. Uma questão muito prática é a sexualidade. Infelizmente, pouco se fala do sentido positivo dela. Todos nós, por causa da proposta do mundo, a olhamos de forma negativa. Precisamos ter um olhar diferente com relação a tudo que Deus criou. Quando estivermos diante do Santíssimo, precisaremos pedir ao Senhor que cure nossos olhos para vermos as coisas de forma positiva.

O meu desejo é que você acolha o fogo dos meus olhos para aquecer o seu coração. Que essa chama lhe devolva a beleza que você era quando o Pai o criou. Então, onde estiver, comece a pedir: “Jesus, olhe para mim, que Seus raios de fogo me queimem, me purifiquem”.

O que você deve fazer para renovar seu casamento? Volte a tratar seu marido, sua esposa, como tratava no começo, antes de casar ou quando eram recém-casados. A renovação é a volta ao início.

Também na vida religiosa, quando seus olhos eram voltados para o sacrário, mas hoje estão voltados para revistas, para a televisão. Peça a Deus que purifique novamente seus olhos. À medida que você os purifica, começa a ver e reconhecer Jesus em seus irmãos.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


 

Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

↑ topo