Decolar com o auxílio da graça

Padre Roger Luís
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com
“Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse:26.“Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo.27.Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo.28.De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar?29.Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar:30.‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar! ’31.Ou ainda: um rei que sai à guerra contra um outro não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil?32.Se ele vê que não pode, envia uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, para negociar as condições de paz.33.Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!34.“O sal é bom. Mas se até o sal perder o sabor, com que se há de salgar?35.Não serve nem para a terra, nem para o esterco, mas só para ser jogado fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Lucas 14, 25-35).

É preciso entender esse ensinamento de Jesus sobre a renúncia. Você é capaz de dar passos decididos no seguimento de Cristo porque você é do céu e Deus o faz capaz.

Nós precisamos ser realistas, é fácil renunciar às coisas deste mundo? Não. É bonito ver a revelação de Deus, que não nos engana, que fala que nós teremos uma cruz, mas é de Deus que recebemos essa força para renunciar às coisas velhas.

Para preparar essa pregação eu precisei olhar para as minhas fraquezas, pois eu não estou pronto. Mas eu posso dizer: é possível viver o discipulado de Jesus Cristo aqui nesta terra.

Deus o trouxe aqui para lhe dar uma vida nova, para transformar você em um homem novo. Vale a pena seguir Jesus, existe uma graça atual, que atua hoje e nos faz capaz de dar os passos na radicalidade do Evangelho e renunciar àquilo que não é de Deus, é uma graça eficiente.

"Deus o trouxe aqui para lhe dar uma vida nova", proclama padre Roger Luís
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Eu vivia nas baladas, até que um dia eu fui batizado no Espírito Santo, e a graça eficiente começou atuar na minha vida. E depois quando eu ouvi uma pregação do monsenhor Jonas Abib eu mudei de vida. “Se alguém está em Cristo é criatura nova, passou o que era velho. Tudo se fez novo” (II Cor 5,17).

Eu aprendi com padre Paulo Ricardo que nós que já experimentamos um dia a conversão, temos uma segunda "decolagem", segunda conversão. Você não pode voltar atrás na sua conversão.

“De fato, se, pelo conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, escaparam uma vez da contaminação do mundo, mas novamente se deixam enredar e por ela são dominados, no fim estão piores que no começo” (II Pedro 2, 20).

Não podemos voltar atrás na nossa decisão por Deus. Precisamos da segunda conversão, e que passo devemos dar? É hora da segunda "decolagem", que é aquela da virtude teologal da caridade e do amor, é amar a Deus com toda a força e com todo o coração. Foi essa decisão que os santos tomaram, que madre Teresa de Calcutá tomou. Aqui recebemos uma graça santificante que confirma nossa decisão, mas é preciso tomar uma decisão. A primeira decisão Deus já tomou por você e Ele nunca vai voltar atrás. E você? Será que não chegou a hora?

Peça ao Senhor a graça de tomar a decisão para a segunda "decolagem", essa segunda "decolagem" é quando não temos mais vergonha do que as pessoas falam de nós por sermos radicais, o importante é o que Deus pensa de nós. Deus pensa em céu, vida eterna, salvação. “O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça” (II Pedro 3, 13).

Leia II Pedro 3, 1-13.

Eu não sei qual é o seu pecado, sua fraqueza, mas eu sei que céus novos e uma terra nova vão se realizar e Deus não quer perder você.

Assista ao vídeo com trecho desta pregação

Transcrição e adaptação: Willieny Isaias


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

↑ topo