Deixar Deus podar

A Palavra de Deus vem de uma maneira muito especial, hoje, tanto para nós que já estamos há um bom tempo na caminhada quanto para os que estão chegando agora. A caminhada com Deus é para o resto da vida, ao longo dela somos cuidados pelo Senhor.

Ouça: \”Deus nos quer caminhando com Ele…\”

No percorrer da vida, quando percebemos os frutos de nossa caminhada, Deus vem e nos poda. A gente pensa que Ele está judiando de nós, não compreendemos o porquê disso, mas tem um motivo, como nos ensina a Palavra.

\”Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.\” (cf. Jo 15, 1-2)

Depois de um certo tempo, fica mais fácil acolhermos estas podas, mas nas primeiras dá vontade de brigar com Deus. Isso é muito comum nos jovens, naqueles que estão no início da caminhada. Meu irmão, se você está sendo podado: Calma! É só poda! Se você está dando frutos, não há com o que se preocupar.

\”Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.\” (Jo 15, 4)

Permanecer é estar apesar de… Isto é, perseverança é uma \”santa\” teimosia. Estar em Deus é resolver os problemas pessoais n’Ele. É \”propaganda enganosa\” quando dizem que, ao seguir Jesus, não teremos mais problemas, pois Ele mesmo nos diz que sempre teremos aflições.

Talvez você diga que a Canção Nova é um pedacinho do céu, mas isso é claro, pois você deixou seus problemas em casa! Quando chegar lá você vai dizer: \”Problema: cheguei!\”

Ouça: \”Estar em Deus é resolver meus problemas n’Ele…\”

Mas pode ser que a sua casa tenha ficado, um dia, sem problemas, pois ele foi para a Canção Nova, porque, talvez, seja você o problema… Isso pode ter acontecido porque você não aceitou as podas de Deus, ficou cheio de \”folhas\”, mas sem \”frutos\”.

As pessoas vêm a nós na expectativa de encontrar alimento para suas almas. Não podemos decepcioná-las. De tempos em tempos, Deus vai podar quem dá frutos. Permita que Ele pode você.


Fico imaginando Deus podando a gente, chegando nesta \”árvore\”, que sou eu, e dizendo: \”Não relute, eu vejo lá na frente, vejo seu crescimento\”. É assim que Deus nos trata.

Se você estiver passando por um período de poda não se revolte, antes, permaneça firme! A vontade de Deus é a nossa santificação, que acontece ao longo do caminho. Os problemas sempre terão o mesmo tamanho, mas você não. Você sempre vai crescer.

O que vale mais: o meu tempo ou o de Deus? É claro que é o de Deus! Quando Ele me atender eu poderei olhar para trás e me alegrar e agradecer-Lhe por ter perseverado.

Deus reserva coisas novas para cada um de nós, nas diversas etapas da vida. Ele quer cuidar de você, mesmo quando já estiver velhinho.

Ouça: \”Deus é infinitamente bom, mas é também infinitamente justo…\”

\”Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor\”.(cf. Jo 15, 9-10)

A nossa alegria não depende de um momento, nem de um fato isolado, ela não está condicionada a uma coisa: permanecer em Deus.

A nossa vida precisa ter sabor a cada período, a cada instante, e ela só pode ser fantástica se permanecermos n’Ele. Tudo o que partilhamos neste momento é pedagogia de Deus. Não serão poucas as podas que Ele fará em sua vida, isso porque encontra frutos em você. Não seja uma pessoa convencida, mas reconheça os frutos que estão em você.

Deixe virem as podas, as dificuldades, porque aquele que dá frutos, Deus costuma podá-lo, para que possa dar mais frutos.

Transcrição e áudios: Claudenilson José
Fotos: Paulo Sérgio

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo