Depressão: desafio espiritual

Dr. Roque Savioli
Foto: Arquivo Canção Nova
Depressão se trata com remédio, com terapia e também com oração. Só remédio não resolve, mas só oração também não resolve. Tristeza é normal, a gente tem e faz parte do nosso psiquismo, mas a gente fala em depressão quando se tem uma tristeza prolongada. Mau humor e falta de concentração são sintomas de depressão. Além disso, há pessoas que têm perda ou aumento de apetite. Enfim, tem vários tipos de depressão.

A pessoa com depressão não sai do quarto, não faz nada… Ela não tem força para lidar com aquilo. A pessoa com depressão não é doida, ela simplesmente não consegue sair de lá, não tem força para fazer isso.

O lado espiritual também ajuda. O problema existe e a gente tem que enfrentar. Não adianta querer fugir do sofrimento, que a depressão chega mesmo assim. Quando a gente perde tudo é que a gente dá valor para o resto. A gente tem que viver sabendo que vai morrer.

Depressão tem vários sintomas, por isso, é difícil fazer um diagnóstico desta doença. A incidência de suicídio em depressão é muito grande. Se você está achando que depressão é brincadeira, frescura, você está errado! A pior coisa que você pode fazer para um pessoa deprimida é obrigá-la a fazer aquilo que ela não quer. O que se pode dar a uma pessoa nesta situação é amor e atenção.

A primeira coisa que a pessoa tem quando está com depressão é uma inibição total. Existem situações físicas, neurológicas e causas psicológicas para a depressão. Quando um médico dá um remédio para alguém não é achismo, é baseado em alguma coisa. Não vá na conversa de curas milagrosas. A depressão é uma cama e você está imobilizado nela, mas Deus te aceita deprimido. Pega tua cama e levanta. È importante a gente saber que essa inibição que a pessoa vive não é de propósito.

Deus nos dá as coisas, só que o encardido vem e bagunça tudo. A internet é algo que veio para nos comunicarmos e ela esta fazendo com que as pessoas se isolem ainda mais. Assim a depressão só aumenta. A depressão é aquela coisa que diz: Pare. A depressão vai fazendo você perder tudo. Para que você acha que Deus permite tudo isso? È pra você olhar para dentro de você e ver o que está errado. A sociedade de hoje criou um ser “perfeito” e quem não consegue ser este ser fica para baixo. Olha para dentro de você mesmo e vê o que você realmente é. Depois que você olha para si nasce uma pessoa diferente. Vai sair daí uma pessoa melhor.

"Se uma pessoa não tem Deus, é muito difícil superar algo"
Foto: Arquivo Canção Nova

Tem várias hipóteses que explicam a depressão. A Igreja não é só para fazer as pessoas ficarem espiritualmente bem é pra que as pessoas fiquem física e emocionalmente bem. A causa mais importante da depressão é a perda de sentido na vida. É preciso ter uma meta na vida sempre. Se a gente não tem um sentido na vida a coisa fica complicada. O índice de depressão é muito grande com pessoas que não tem fé. A gente tem que ter um objetivo, pois o vazio espiritual é preenchido por depressão.

Se uma pessoa não tem Deus, é muito difícil superar algo. Esse sentido de vida que a gente fala é a vida eterna. No momento que temos esse sentido é mais fácil passar por esta situação. Não existe escuridão sem luz. No momento que você está na escuridão é a hora de procurar um caminho certo; o caminho da luz que é Deus. Não descuide da sua espiritualidade, não dê a oportunidade da depressão chegar. Todas as curas que Jesus fez exigiram a participação nossa. Para Ele curar alguém era preciso que esta pessoa desse o seu sim. Portanto, é preciso dar o seu sim a Deus.

È Deus que suscita médicos para nos tratar, portanto, saiba que só oração não cura nada. È preciso conciliar uma coisa e outra
. Olhando para o crucifixo, olhamos para o médico dos médicos. O Senhor é a nossa força.

 
Transcrição e adaptação: Pollyana Fonseca


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e
retuite a mensagem que mais falar ao seu coração.

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

Veja também:

:: Adquira o 'Retiro Popular 2010'
:: Leia este conteúdo no Iphone
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova
 


Dr. Roque Savioli


Cardiologista e escritor de vários livros pela Editora Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo