Depressão, onde está Deus nisso?

A depressão é o terceiro fator das doenças cardiovasculares.

Nosso inconsciente se forma desde que começa nossa vida no útero materno, então a criança começa sentir tudo que a mãe vive. Se o pai briga com a mãe a criança sente as emoções e se julga culpada do que está acontecendo com a mãe. Daí já nasce as causas da depressão.

No momento da noite escura a gente sempre pergunta: Onde está Deus? São João da Cruz passou por isso, Santa Terezinha, e também padre Jonas passou por essa noite escura e testemunhou.

Eu também passei por essa noite escura quando estava na sala de cirurgia com padre Léo.

Eu perguntei pra Deus: Onde está o Senhor? Eu fiquei muito triste com a morte do padre Léo, mas não fiquei ruminando esta morte. Depressão é quando a pessoa passa ruminar a morte de alguém que amava e fica sem querer comer e se isola no quarto.

Segundo a estatística 15 a 20% das mulheres são acometidas por depressão. Olha a gravidade disso, pois 2/3 não fazem tratamento certinho. E a grande maioria das pessoas que tem depressão e não se tratam tentam a morte.

O homem prudente não despreza medicamentos, pois o tratamento é importante. Tudo que é alternativo não vale. Inclusive para nós cristãos não podemos usar medicina alternativa, que no ponto de vista medico é errado e cristão também.

A depressão pode ser por dois tipos:
Um causado dentro de nós. Não é chilique. É uma doença que deve ser tratada com remédio de psicólogo e psiquiatra. Pessoas que deram derrame, câncer, problemas no coração, pós cirurgia cardíaca… A pessoa entra num quadro de depressão e diz que vai se matar. E não é brincadeira, se não cuidar, ela se mata mesmo. E você homem, que vê sua mulher deprimida e acha que é chilique, não é.

E outra causa é a perda. Perdemos amigos, parentes, posição social, dinheiro… A única coisa que não perdemos é o poder de dizer sim a Deus. Mas depois de uma perda de poder financeiro a pessoas começam a não mais querer viver.

Dr. Roque explica o que acontece com quem tem depressão

Umas das causas que mais leva a depressão é a causa espiritual. A ausência de Deus.

Dr. Roque conta a história da Dona Sílvia, sua paciente

Quem não tem Jesus como sentindo para sua vida, entra em depressão. Eu nunca vou esquecer na minha vida a experiência que tive com padre Léo. Desde o início da sua doença até sua morte eu fiquei ao lado dele. Padre Léo passou depressão por causa da dor, mas eu nunca o vi reclamar. Ele sempre dizia que estava vivo para realizar a missão de evangelizar. A pessoa que tem Deus passa por sofrimento e não reclama. São João da Cruz louvada a Deus na noite escura, porque é na noite escura que ele via a mão do Senhor. É isso que tem que ser feito.

20% da população mundial já teve ou vai ter um quadro de depressão, porque o povo já não tem um sentido de vida. Os jovens ficam numa fragilidade de vida, que é preenchida por drogas, prostituição e depressão. A cura é se abrirem para serem preenchidos por Deus.

Depressão se trata com tratamento médico, medicamentos e com amor.

A pessoa que tem depressão não tem forças para sair da cama, e quando a forçamos para sair é pior. O que a pessoa precisa é de amor. Às vezes as pessoas pagam pra outros fazer aquilo que deveriam fazer, e passam uma vez por mês para ver o pai ou a mãe no hospital de idosos.

Um dos sintomas da depressão é sofrimento moral, que mexe com auto-estima baixa. Tudo que a pessoa faz ela não acha certo. É extremamente perfeccionista. Tem um complexo de inferioridade muito grande, se sente incompetente e a pessoa mais feia do mundo. E isso leva ao suicídio.

Outro sintoma é a inibição global, a pessoa demora para fazer tudo. Tudo fica mais difícil e pesaroso, não tem capacidade de concentração. Isso acontece com criança que tem dificuldade de concentrar na escola. Depressão é hereditária. Não é chilique.
‘Tive a graça de lançar um livro sobre Depressão para França’ (Dr. Roque)

A depressão causa ansiedade. É o medo do futuro. As pessoas deprimidas têm melancolia, a tristeza no final do dia, a noite cai ele começa a ficar triste, porque dorme e acorda às 2h da manhã e vem na cabeça só sentimento de culpa. E o nosso inconsciente é burro, quando você se lembra de algo que se passou há vários anos atrás, você volta a sentir o que sentiu quando fez.

Para ansiedade eu dou remédio, faço tratamento, mas se a pessoa tem sentimento de culpa, não tem medicação que serve, pois só Deus pelo perdão pode libertar essa pessoa. Quem segura os nossos problemas é Deus.
Oração pedindo a cura da depressão

Transcrição: Willieny Isaias
Fotos: Renan Félix
Áudios: Tatiane Bastos


Adquira esta pregação pelo telefone
(12) 3186 2600


Dr. Roque Savioli


Cardiologista e escritor de vários livros pela Editora Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo