'Desperta, tu que dormes'

Eugênio Jorge
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN
Eu convido você, meu irmão, para ler comigo o que Deus quer nos dizer hoje. A Palavra está no livro de Isaías (44, 1-8):

“Agora escuta, Jacó, meu servo, Israel, a quem escolhi. Eis o que diz o Senhor que te criou, que te formou desde o seio materno e te socorreu: nada temas, Jacó, meu servo, meu Israel, a quem escolhi! Porque derramarei água sobre o solo sequioso, fa-la-ei correr sobre a terra árida, derramarei meu espírito sobre tua posteridade, e minha bênção sobre teus rebentos. Crescerão como a vegetação irrigada, como os álamos à beira dos arroios. Um dirá: Eu sou do Senhor, outro reclamará para si o nome de Jacó, um terceiro escreverá na sua mão: Ao Senhor, e receberá o cognome de Israel. Eis o que diz o Senhor, o rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro e o último, não há outro Deus afora eu. Quem é igual a mim? Que venha sustentar suas pretensões! Que prove e pleiteie contra mim! Quem anunciou o futuro, desde a origem? Que nos predigam o que deve ainda acontecer! Não tenhais medo então, e não tremais! Não vos tenho esclarecido desde há muito tempo? Vós sois minhas testemunhas: existe outro Deus a não ser eu? Haverá outro rochedo além de mim?”

Essa Palavra vem ao encontro do que Deus quer de você hoje. É o Senhor lhe dizendo frente a qualquer dificuldade ou qualquer luta que você possa estar enfrentando: Não tenhas medo! Eu estou contigo. Eu sigo ao seu lado, sou teu Deus. Confie! Eu sou o único Deus.

O Senhor está nos dizendo que não tenhamos medo, porque Ele cuida de todas as coisas. Se a sua vida está seca, se você se sente sem vida, Jesus lhe diz hoje: Eu irrigo a terra do seu coração.

Jesus é o Bom Pastor, Ele vai à frente de cada um de nós. Tudo o que temos de enfrentar Jesus já está à frente e já enfrentou por nós. O Filho de Deus sabe o quanto você é capaz. Ele não nos confia uma cruz que não possamos suportar. Calma, tranqüilize-se! Ele está com você.

Quantos de nós podemos impedir que um fio de cabelo caia de nossos cabelos? Ninguém! Mas Deus sabe a hora, o minuto e a fração de segundo que o fio de cabelo vai cair. Deus está no controle da sua vida. Muitas vezes, achamos que nós vamos controlar as coisas, achamos que vamos resolver com nossa força os problemas. Existe outro Deus a não ser o Deus vivo e Todo-poderoso? Não, não existe. Deixe Deus controlar você, deixe-O cuidar de você, pare de se debater. “Não temas, Jacó! Não temas, Israel”. Ele está com você.
 

A cada dia me convenço mais de que a obra de Deus em nós e no mundo é uma obra de humildade. Temos assistido muitos espetáculos de sofrimento, de tristeza e de dor. Todos os dias muitas notícias são lançadas no ar provenientes da violência, da maldade dos corações dos homens. Falta a humildade de Deus em nossas vidas!

"Deixe Deus ser Deus e vá ser homem! Ponha-se no seu lugar"
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN
Na Carta de São Paulo aos Filipenses (2, 1-11), Deus nos diz:

“Se me é possível, pois, alguma consolação em Cristo, algum caridoso estímulo, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, permanecendo unidos. Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor”.

“Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros”. Olhe que lindo. Tome posse dessa Palavra, Deus está falando com você.

Às vezes, fazemos uma imagem muito elevada de nós mesmos, nos colocamos em um pedestal tão alto que qualquer pessoa que chegue perto já achamos que vá nos dar uma rasteira. Nós nos ofendemos por qualquer coisa, ficamos irritados e somos arrogantes. Deixe Deus ser Deus e vá ser homem! Ponha-se no seu lugar. Desperte, povo meu! Deus o chama a ser humilde. Desperte, pois nem sabe se vai acordar amanhã. 'Desperta, tu que dormes!'

“Desperta, povo meu, para o louvor e a adoração.
Desperta, povo meu, para bendizer Aquele que é Santo.
Desperta, povo meu, para o louvor e a adoração.
Desperta, povo meu, para bendizer Aquele que é Santo.
Desperta, povo meu, pois quero restaurar-te,
Desperta, desperta, meu Israel, meu amado.
Precisas confiar em Mim, não perdes nada em acreditar
Que sigo ao teu lado, sou teu Deus, um Deus apaixonado.
Precisas confiar em Mim, não perdes nada em acreditar
Que sigo ao teu lado, sou teu Deus, um Deus apaixonado”.

"A maior adoração que você pode fazer a Deus é doar-lhe sua vida na humildade"
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

A maior adoração que você pode fazer a Deus é doar-lhe sua vida na humildade. "Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso". Amém.

Transcrição: Ariane Fonseca

 

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:

 (12) 3186 2600


↑ topo