"Deus é amor" (Bento XVI)

.: Ouça essa pregação na íntegra

\”Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece n´Ele\”. (I João, 4:16)

Pode ser que muitos já tenham escutado isso, mas eu sinto que você, que é católico ou de outra denominação cristã, ou até mesmo de outra religião, precisa experimentar isso: Deus é amor.

A Palavra da primeira carta de São João é muito clara: \”Deus é amor\”. Ele quer chegar a você, para dizer que se Ele é amor, esse amor está em você.

O livro de Gênesis, capítulo 1, fala-nos da criação e que durante toda a criação Deus vê que a sua obra é boa, quanto mais o homem, que é muito bom. Por isso, não elimine ninguém de sua vida. Não seja instrumento nas mãos do demônio para desconfigurar a essência de Deus, que é amor.

\”Escuta Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus com toda a tua alma e com todas as tuas forças\” (Deuteronômio 6: 4)

Você pode pensar: \”Mas eu não consigo deixar as situações de pecado, como deixar de ver novelas, por exemplo\” Desculpe-me ser sincero, mas até quando você vai ficar se preenchendo com porcaria e deixar o amor de Deus de lado?

Muitas vezes, a nossa catequese familiar está se perdendo porque não temos propagado o amor de Deus na realidade na qual estamos e vivemos, inclusive, em nossas casas.

É tempo dos pais dizerem para os filhos: \”Deus é amor!\”

E das vovós dizerem para os netinhos: \”Deus é amor!\”

É tempo dos jovens universitários também dizerem uns para os outros: \”Deus é amor!\”

Foi preciso o nosso Papa atual escrevesse esse documento para que você retomasse essa prática de proclamar: Deus é amor\”.

\”Assim fala o Senhor que te criou Jacó e te formou Israel: \’Não tenhas medo que fui eu quem te resgatou, chamei-te pelo próprio nome, tu és meu!\’\” (Isaías 43:1)

Imagine, durante uma discussão, você chegar para a pessoa com quem você está discutindo e dizer-lhe: \”Tu és precioso aos meus olhos!\”

Quando você ama uma pessoa, e ela precisa de ajuda, você é o primeiro a se colocar à disposição dela. É assim que o Senhor olha para você! Ele está disposto a amá-lo.

\”Suportai-vos uns aos outros e se alguém tiver algum motivo de queixa um ao outro, perdoai-vos mutuamente, assim como o Senhor vos perdoou\”. (Colossenses 3:13)

Ao mesmo tempo em que o demônio tenta nos desfigurar, o Senhor nos figura novamente, segundo a imagem d´Ele.

Muitos têm dor na coluna, dor nos olhos, na cabeça, problemas de respiração, insônia, só por que não conseguem perdoar. A Palavra de Deus é muito clara: \”perdoai-vos uns aos outros\”.

Oração:

\”Senhor, reveste-me com Teu amor, dai-me a graça e a capacidade de perdoar a minha família, de perdoar aqueles que eu amo, e que por displicência minha, Senhor, acabei matando essa(s) pessoa(s) dentro de mim. Eu dou-lhes o meu perdão, Senhor, porque eu creio na sua Palavra. Acima de tudo, eu me revisto do Seu amor, Senhor.\”

Quem ama não deve discutir com o seu próximo por qualquer \”coisinha\”. O casal que se ama, não é por bobeiras que vai se separar. Se amo alguém de verdade, devo acabar com essa história de decidir quem vou excluir da minha vida.

Só o serviço ao próximo é que abre os meus olhos para o que Deus faz. Encíclica de Bento XVI: Deus é amor

Eu preciso comunicar o amor aos outros, porque há o crescimento somente através do amor. Se você se acha inútil para o serviço do Senhor, anime-se por Deus através da Palavra: \”O coração pula no meu peito, as entranhas se agitam dentro de mim\” (Oséias 11: 8b). Tudo isso para provar que \”Deus é amor\”.

Por esta razão, você pode refletir em tudo isso que esta encíclica traz e dizer para você mesmo: \”O amor cresce com o amor!\” Vá repetindo essa frase: \”O amor cresce com o amor\” e rezando: \”Senhor, eu acredito que uma experiência Contigo, pode mudar o rumo da minha história. Dá-me desta graça.\”

Transcrição: Fernando Fantini
Fotos: Manoela Almeida

DEUS É AMOR: Leia na íntegra
a 1ª Encíclica de Bento XVI

↑ topo