Deus, fonte plena de amor

Padre José Augusto
Foto: Wesley Almeida

“Ama o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás teu próximo como a ti mesmo!” Não existem outros mandamentos maiores do que esses. Dos 613 mandamentos que existem no Antigo Testamento, Jesus os resume em dois: amar a Deus e o próximo.

Deus é muito simples; nós é que, muitas vezes, O complicamos. Por que temos de amar a Deus? Você já fez esta pergunta? Quantas pessoas que nos dizem que vamos à igreja, rezamos e muitas vezes passamos por sofrimentos. Há pessoas que dizem que Deus não resolve os problemas. Muitas vezes, nos relacionamos com Deus assim: Ele nos dá o que queremos e nós O amamos. Falamos para o Senhor resolver todos os nossos problemas, porque só assim vamos rezar e ir à Santa Missa. Os que não acreditam em Deus dizem: “Se Deus é Deus por que Ele permite que um homem tranque a filha num porão e tenha 5 filhos com ela?”

E então pergunto: por que eu vou amar este Deus? Eu volto à pergunta: por que devo amar a Deus com todo o meu coração? Não podemos amar a Deus pelo que Ele nos dá. Na Carta de São João ele define Deus como amor, ou seja, ele afirma que o Senhor só sabe amar. Deus não tem mágoa, raiva, ressentimento. O Senhor ama até o homem que escondeu sua filha no porão, porque se não o amasse não seria Deus. Deus é amor. E amor é amor! No coração do Senhor não há maldade, a única coisa que Ele sabe é amar. Por isso, não podemos atribuir as coisas más no mundo a Ele.

'A minha vida só pode ser um eterno agradecimento'
Foto: Wesley Almeida

“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3, 16).

Deus não deixa de amar o mundo. “Mundo” aqui não é o planeta terra, mas, você. Independentemente se estamos desempregados, com câncer, Aids… Ele nos ama.

Amor exige manifestação, ninguém ama sem manifestar, não adianta alguém dizer que só fala que ama; Deus manifesta o amor d’Ele.

Eu sinto raiva, porque eu não tenho um amor prefeito. No nosso agir, pensar, há maldade, mas Deus é a própria bondade. Nós somos pecadores e fazemos maldades; mas o amor de Deus não dá para se entender.

“Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5,8). Quando estávamos no pecado, praticando o mal, em vez de Deus Pai nos dar umas palmadas, Ele nos deu o Filho, que apanhou, foi humilhado e sofreu por nós.

O Senhor não quer que ninguém se perca. Deus é amor, Ele só pode nos amar, e o amor divino nos constrange. Nós não temos o direito de cobrar nada d’ Ele, porque na hora em que nós mereceríamos o inferno, Deus mandou o seu Filho e nos deu o céu.

A minha vida só pode ser um eterno agradecimento, porque Deus nos deu a vida eterna, que está acima de um câncer, de um desemprego, de uma Aids!

Podemos pedir coisas a Deus, claro que devemos pedi-las, mas não podemos querer comprá-Lo. Precisamos amar o nosso próximo, mesmo aqueles que nos fazem mal. Precisamos amá-los, porque Deus nos amou mesmo na nossa maldade. Por isso, não podemos ter mágoa em nosso coração. Nem podemos exigir nada de ninguém.

↑ topo