Deus insiste conosco

Padre André Luna
Foto: Gustavo Henrique/CN

A pressa de Deus passa pela necessidade de cada filho e filha de uma vida nova, de uma vida boa. A pressa de Deus passa pela urgência da necessidade de cada filho e não são só os filhos da [Comunidade] Bethânia, mas todos os filhos de Deus precisam de vida nova.

Uma vez um pessoa disse ao saudoso padre Léo que quando não houvesse mais drogados, Bethânia deixaria de existir. Bethânia não existe só por causa da droga, nem é uma instituição que foi criada para resolver um problema, mas Bethânia é um lugar de encontro. O vício de uma pessoa aparece no cigarro, na bebida, na droga, mas e o vício que não aparece? Vício que nos escraviza, que acaba com nossas forças e nos acorrenta.

É uma alegria partilhar com vocês o que Deus começou há anos atrás no coração de um jovem, que sentiu o desejo de ser sacerdote [padre Léo], e hoje celebramos os quinze anos de [Comunidade] Bethânia. Nenhuma vida pode ser guardada para si mesma, mas deve ser gasta pelos outros. Eu estou disposto a colocar meu tempo, a gastar minha vida pelos outros, pelos pobres, por aqueles que foram esquecidos por todos.

Eu me lembro de um de nossos filhos que chegou em Bethânia; surrado, machucado, como um presente antecipado de Natal: no dia 24 de dezembro, e que foi acolhido com um abraço, abraço que faz parte do nosso carisma e missão, e vimos aos poucos este rapaz ser restaurado. Todo consagrado em Bethânia é chamado a ser pai e mãe.

A maior revolução que pode acontecer para um filho e filha de Bethânia é voltar a sonhar, pois eles perdem a capacidade de sonhar. A falta de abraço faz um filho perder a capacidade de sonhar. Bethânia não é um lugarzinho escondido que acolhe meninos e meninas dependentes químicos, mas é um lugar em que Jesus, como no Evangelho, abre o coração aos amigos, Bethânia é um lugar de encontro com Jesus, Bethânia tem que ser a minha casa. Jesus gosta de estar com os amigos em Bethânia, e nossa casa precisa ser como Bethânia, lugar de abraço, lugar de colo, lugar de encontro. Gastar a vida não é poesia, gastar a vida é estar atento às pequenas coisas, pois existem pessoas que perderam a capacidade de cuidar de si mesmas, então não basta somente um sermão, uma correção, mas é preciso amar, é preciso acolher.

Bethânia é um lugar de encontro com Jesus
Foto: Gustavo Henrique/CN

 

As estatísticas dizem que a maioria dos dependentes químicos vão morrer em decorrência da dependência, mas nós, em Bethânia, continuamos trabalhando, pois, para Jesus, todos nós temos jeito. As coisas nascem grandes no coração de Deus, mas nós, só podemos dar um passo de cada vez, a maior necessidade de Bethânia são pessoas, são pessoas que queiram trabalhar, porque muitos estão fora de Bethânia porque não temos pessoas, nossas casas estão cheias, graças a Deus.

Eu peço que rezem por nós, que insistam com Deus por Bethânia. Todos nós precisamos ser discípulos de Cristo, Cristo que não desiste de nós e insiste conosco, Deus precisa de nós, Deus precisa de você.

 

Transcrição e adapatação: Carlos Eduardo


Padre André Luna, SCJ


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo