Deus nos chama sempre

Diácono Nelsinho
Foto: Elcka Torres

Vocação vem do latim vocare, que quer dizer chamado. E quantas vezes você pai ou mãe já chamaram seus filhos e os filhos já chamaram seus pai? Os pais chamam seus filhos muitas vezes. E a vocação é usada para nos lembrar que o Pai [Deus] nos chama muitas vezes, assim como o pai da terra nos chama, e cada vez mais que o o pai chama seu filho, mas o filho conhece a voz do pai. E a voz de Deus sempre se atualiza.

Jesus sempre foi muito censurado, pois tinha sempre a mania de chamar pessoas que não eram consideradas e continua com essa mania até hoje. “Eu não vim chamar os justos mas os pecadores” (São Marcos 2,17), e Jesus insiste nisso até hoje, é um mistério, Deus que insiste chamar pessoas pecadoras e pessoas que não estão preparadas. Deus chama pessoas que são pecadoras, que não estão preparadas e que estão nos confins do mundo. “Lá num canto do mundo eu te dei a mão, eu te chamei lá dos confins da terra. Eu te disse: 'Tu és o meu servo. Eu te escolhi e não te deixei.'” (Isaías 41,9). Deus olha o mundo e vai afunilando, chegando cada vez mais perto e acha você, Ele vai na sua cidadezinha e te chama lá.

Mas o interesse é que este chamado é tão forte que não conseguimos resistir. “Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: “Segue-me”. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o.” (Lc5,27-28). Quem era Levi? Levi era Mateus, um cobrador de impostos, uma pessoa muito odiada, então Jesus passa vê aquele homem que roubava e o Jesus o chama e ele vai seguir Jesus. Essa pessoa estava preparada para seguir Jesus?

Jesus, chama quem Ele quer e não está preparado. É no caminho que Ele vai preparando. Jesus não quer ninguém preparado, Ele quer preparar, por isso Ele chama os despreparados, pois essas pessoas, não confiam em si mesmo, mas confiam em Deus. Moisés era um gago e Deus o chamar para ir a frente do povo de Israel, Deus chama quem não está preparado, quem fala que não tem condição, Deus lhe dá condições. Quando Deus chama uma pessoa para a missão, Ele dá condições para essa pessoa no caminho; no caminho da vida que Ele vai nos revelando o que e como fazer. Muitas vezes quando você diz que não está preparado, Deus age nessa hora.

O que você não pode é se omitir, mesmo que você ache que não tem condições, mesmo que seja o seu pior dia, pois aquela palavra, o mínimo que você falar, é ai que Deus age e pode salvar uma alma. Você precisa falar para as pessoas “Jesus te ama”, as pessoas precisam ouvir, e as vezes será isso que não deixará que pessoa desista da vida.

Todos nós temos uma vocação a cumprir e sempre acharemos que não estaremos preparados, e muitas vezes Deus escolhe os simples, pessoas que não sabem ler, mas que são cheios da sabedoria de Deus. Quem é batizado não pode se aposentar, você precisa realizar sua vocação onde você está, na sua cidade, na sua paróquia, na sua rua. O que você está fazendo para o reino de Deus?

Diácono Nelsinho
Foto: Elcka Torres

A voz de Deus está sempre a nos chamar, Ele não chama só uma vez, como o pai não chama o filho somente uma vez, mas é preciso que você tire a “cera” do ouvido. Vocação é chamado e o Senhor nos chama, de uma maneira muito forte. Tem na palavra de Deus três casos de vocação: “Enquanto estavam a caminho, alguém disse a Jesus: 'Eu te seguirei aonde quer que tu vás'. 58.Jesus respondeu: 'As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça'.”(Lucas 9, 57-58). “Então disse a outro: 'Segue-me.' Este respondeu: 'Permite-me primeiro ir enterrar meu pai'. 60.Jesus respondeu: 'Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus'.” (Lucas 9, 59-60). Quantas pessoas ficam na barra da saia da mãe e não tem coragem de viver sua vida, de dar um passo, as vezes não tem coragem de assumir um matrimônio, um emprego. “Um outro ainda lhe disse: 'Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa'. 62.Jesus, porém, respondeu-lhe: 'Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.'” (Lucas 9, 61-62).

Jesus é radical, não que Ele não queira que amemos nossa família, a primeira vocação é amar a família. Como está sua vocação de pai, de mãe de filho? Deus nos chama a retomar nossa vocação. Como está sua paróquia? Deus chama a reassumir sua vocação. Não adianta dar a desculpa de não estar preparado, Deus vai te preparar no caminho. Pai e mãe não desista das pessoas, um dia ela veem para o caminho do Senhor.

Talvez você não tenha a vocação de falar em microfone, mas você tem a vocação de falar pessoalmente, existe muitas pessoas precisando ouvir a palavra de Deus, não se omita. Deus colocará pessoas na sua frente que precisa apenas de uma palavrinha.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto


Diácono Nelsinho Corrêa


Cantor e Missionário da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo