Deus nos dá a sua graça e sua bênção

Eu queria começar, dizendo que realmente Deus quer, neste ano que se aproxima, nos dar a sua Graça e sua Bênção . Esta Bênção tem nome, Jesus Cristo. É por isso que estamos também celebrando hoje a festa de Santa Maria Mãe de Deus, pois “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher”(Gálatas 4, 4)
Esta palavra “quando se completou o tempo” é muito importante para nós que estamos vivendo esta expectativa de um novo ano. Os pastores, depois de terem recebido o anúncio do anjo enquanto guardavam o rebanho, foram a Belém e encontraram Maria, José e o Menino Jesus, pois quando completou-se o tempo, Deus enviou o Salvador nascido em Belém. São Paulo na carta aos Gálatas está dizendo que Deus escolheu vir através de uma Mulher, e para que isso pudesse se concretizar foi preciso anos e anos, épocas e épocas, gerações e gerações, até que se completasse este tempo de que nos fala a 2ª leitura.
Porque comemoramos este ano novo de 2010? Nós vamos entender.
Deus nos criou para a eternidade, e no início ele nos deu um lugar, Ele preparou um lugar para o homem e este lugar se chamava Paraíso. Mas o que aconteceu no Paraíso foi que o homem pecou e com isto perdeu este lugar preparado por Deus, e não só perdeu o lugar, mas se distanciou do seu Criador. Mas Deus queria preparar novamente este lugar e ficar perto do homem novamente, arrumou então uma forma de vencer o pecado, e esta forma foi vir ele mesmo habitar no meio dos homens, no meio de nós, para nos salvar. Só que Deus precisava de um povo, Deus queria formar um povo que fosse bem próximo a Ele, e começou a formar este povo a partir de Abraão.
Vamos pegar Gênesis 12, 1-3
“O Senhor disse a Abrão: Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar.” Essa palavra “terra” é importante para saber porque estamos comemorando o ano de 2010. Ela esta falando de terra no sentido geográfico, de localização, de um lugar, este lugar preparado para um povo.
“Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti”. Veja, Deus esta falando para Abraão que a partir dele a benção virá até você , até sua família. É uma promessa para mim e para você.

Pe. José Augusto
Foto: Carlos Eduardo
Deus tira Abraão da terra dele, promete a ele uma descendência, só que esta descendência se torna escrava no Egito, mas a promessa de Deus ainda está de pé.
Veja Êxodo 3, 7-8: “O Senhor disse: 'Eu vi, a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus'”. Veja que aparece de novo a palavra “terra” , veja que a promessa de uma terra está acompanhando o seu povo, a descendência de Abraão.
Deus tira o povo do Egito, e este povo está caminhando em direção à terra prometida. No capítulo 34 do livro do Deuteronômio, Moisés tira o povo do Egito, o Senhor mostrou-lhe toda a terra (veja só a palavra terra mais uma vez) só que Moisés pisou na bola e não entrou nesta terra, quem entrou foi Josué.
Josué entra na terra e conquista todas as cidades desta terra e começa então a distribuí-las entre as Tribos de Israel, e dentre estas cidades está a cidade de Belém. Deus prometeu esta terra de Belém à descendência de Abraão, e nesta terra nasceu uma pessoa muito importante, Davi.
Davi no entanto é uma prefiguração do Messias, pois Deus disse através do profeta Miquéias que é nesta terra, a terra de Belém, que virá o Salvador: “Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel. Suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias do longínquo passado”.
Uma outra Promessa ainda acompanhará o povo, está em Isaias 7, 14 “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco.” No ano de 2010 nós estamos dizendo, Deus está conosco! Isso é uma grande Bênção, e a Bênção é Jesus.

Fiéis na Canção Nova
Foto: Carlos Eduardo

Deus preparou desde Abraão esta terra que se chama Belém para nascer o Salvador, esta terra que emana leite e mel. Esta terra foi preparada para receber a grande Bênção que é Jesus. Quando então chegou a plenitude dos tempos a Noite Feliz aconteceu, o Salvador desceu para habitar no meio de nós, para nos dar uma Bênção, um tempo novo, um ano novo, um ano cheio de Bênçãos que é ele mesmo. É por isso que celebramos o ano de 2010, porque Deus está conosco! O Pai cumpriu a sua promessa de, na plenitude dos tempos, enviar o Salvador.

O ano de 2010 será o ano da Bênção, e a Bênção para a humanidade, a Bênção para a sua família se chama Jesus. É por isso que na passagem do ano eu quis dizer o nome Jesus, para dizer que agora esta nova Belém é você, é o seu coração.
Talvez você tenha caminhado no ano de 2009 dizendo que o Senhor tinha te abandonado, que Ele tinha te deixado, mas nessa madrugada de 2010 Ele vem dizer que está com você, que está dentro de você. Fala pra ele os planos que estão no seu coração, fala dos seus sonhos, dos seus projetos. Você passou agora para a “terra prometida” de 2010, e aí Deus estará com você todos os dias, até o fim dos tempos.

Transcrição: Daniel Machado

Veja também:

:: Podcast: Ano Novo, tempo de balanço e mudanças
:: Podcast: Para que fazer revisão de vida no Ano Novo?
:: Retrospectiva 2009 do Portal Canção Nova
:: Missionários da Canção Nova desejam feliz Ano Novo aos internautas


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e
retuite a mensagem que mais falar ao seu coração

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

↑ topo