Deus nunca te abandona

Padre Bruno Costa

Nesta segunda semana do Advento, damos continuidade ao tema que, todos os dias, precisa ser relembrado, e ao que a leitura nos fala: a esperança que nunca pode acabar. Todos os dias, nossa esperança precisa ser renovada, modificada. Mas a esperança que precisamos viver é em Jesus.

O Advento é um tempo místico que precisamos querer entrar. Sua preciosidade é que nosso coração queira viver a conversão verdadeira neste tempo. Conversão é uma mudança total, é acreditar que somos livres e não mais escravos.

A leitura de hoje nos faz refletir que estava próxima a libertação do povo, por isso era necessário esperar, pois as promessas do Senhor serão cumpridas. “Eu, o Senhor, os atenderei; eu, Deus de Israel, não os abandonarei” (Isaías 41,17).

Você acha que Deus o abandonou, mas Ele nunca fez isso. Se existe um abandono, acontece da sua parte. Ficamos falando que Deus nos abandonou, que Ele não nos atende. Mas eu lhe pergunto: o que estamos fazendo para que seu milagre aconteça?

Devemos escutar a Palavra do Senhor e colocá-la em prática. O próprio Senhor nos fala que são os violentos que conquistam o céu. E para ir para o céu, não é fácil; é preciso muita luta. Para entramos no céu precisamos lutar, querer, deixar as melindres que nos fazem desviar do amor de Deus.

A maior violência é a que temos com nós mesmos. No tempo do advento, muito mais que em qualquer lugar, o nascimento de Jesus precisa nascer em seu coração.

Saiba que Deus não o abandona, mas é preciso que você lute, seja radical. O mundo quer que vivamos no mais ou menos, mas Deus nos mostra, hoje, a exigência que precisamos ter para não fazer as nossas vontades. Luta diária, esforço, dedicação, mas tudo na esperança de que as promessas se realizarão.

Se os milagres ainda não aconteceram, tenha paciência. A mãe de Santo Agostinho rezou por 30 anos para a conversão de seu filho. Neste Hosana, foi esta a nossa maior certeza: “Espera no Senhor e tenha coragem”.

A palavra nos diz: “Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam” (Mateus 11,11-12). Você só precisa acreditar e lutar contra esta violência com você mesmo. Queira experimentar, pois a libertação está próxima. Acomodado não entra no céu, é preciso luta. Se você está sofrendo, espere no Senhor e tenha coragem. Se 2009 foi um ano de sofrimento, proclame que 2010 será um ano de vitórias, mas faça a sua parte e assuma Jesus na sua vida. Não tenha vergonha, não tenha medo de dizer: “Eu sou de Jesus”.

↑ topo