Deus quer fazer de você um vitorioso

Padre Roger Luís
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Queridos irmãos, é importante percebemos, a partir da sequência da liturgia desta semana, aquilo que Deus quer nos falar, principalmente para nós carismáticos, ao falarmos sobre a eficácia da intercessão. Para refletir sobre esse tema, usaremos a primeira leitura (cf. Êxodo 17,8-13), que lemos no dia de hoje, na qual estamos no caminho rumo à Terra Prometida. 

Devemos estar atentos ao que Deus quer nos falar com a experiência que temos feito. E refletir: Em quem está a nossa confiança? Nessa passagem bíblica, onde estava a confiança? Na espada empunhada por Josué ou nas mãos erguidas de Moisés? Sabemos que existe uma graça de conquista sobre Josué, pois ele foi o escolhido para levar aquele povo a adentrar a Terra Prometida. Hoje, o foco principal está sobre Moisés, que foi o grande combatente, junto ao povo que o seguiu em direção à Terra Prometida. 

Não sei o que você está vivendo, mas aprendemos hoje que Israel colocou Deus à sua frente e saiu vitorioso. O que você está esperando para confiar no Senhor? Você não está combatendo sozinho, Deus está com você e acredite que Ele tudo faz e quer lhe dar a vitória! 

Se você for insistente na oração, eu tenho uma boa notícia para você: conquistará a vitória que deseja! A oração é a arma que temos, ela faz com que sintamos a presença de Deus, mesmo diante do sofrimento, e nos faz fiéis. 

No Angelus de hoje, o Papa Francisco disse: “A luta contra o mal é dura e longa, requer paciência e resistência”. Mas você vai me dizer: “Padre, mas eu tenho me cansado [de orar]!” Amado, olhe para o seu lado, você está na Igreja, procure seus amigos de oração, pois eles combaterão com você; não lute só! Quando vier a tentação busque-os, eles irão rezar por você. Além deles, temos Jesus Cristo, “o novo Moisés”, que nunca parará de interceder por nós. 

Na Carta aos Hebreus, lemos que, constantemente, Jesus está diante do Pai intercedendo por nós. Não estamos sozinhos, temos um Deus fiel e poderoso ao nosso lado. 

Temos que ser humildes diante da nossa fraqueza e dizer aos nossos irmãos: “Me ajuda!” Ou seja: “Irmão, não me deixe desistir, segure em minha mão!” Deus é nosso aliado, Deus está ao nosso lado, a fé n’Ele é a força, e a oração é a expressão da fé. 

No Salmo de hoje perguntamos: “Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro?”. E qual a resposta que o próprio Salmo 120 nos dá? “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!” O salmista pediu socorro porque a situação era difícil, mas, confiante, ele pede socorro: “Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! não! ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel!” O Senhor cuida de você, Ele é seu guarda! 

Peregrinos participam da missa de encerramento do acampamento
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

:: Veja + fotos também no Facebook

O nosso Deus é um Deus acessível, pois todas as horas em que você se dirige ao Senhor Ele o escuta! A oração sustenta a nossa fé, mesmo que digam que uma situação não tem mais jeito, continue firme, pois o Senhor o ouvirá! 

São Tomás de Aquino nos dá algumas dicas para que nossa oração seja infalível: “A oração por uma pessoa torna-se difícil, pois depende da abertura do coração daquela pessoa”. Para se ter uma oração infalível, peça para você mesmo aquilo que lhe é necessário, como por exemplo os dons e os carismas do Espírito Santo, pois são fundamentais para a sua salvação. E também orienta que nossa oração seja piedosa e humilde, pois “Deus resiste aos soberbos”. 

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) refere-se a nós como “mendigos que necessitam de Cristo”. Quando for rezar, faça uma oração atenta, sem se distrair. 

Reze com perseverança, ou seja, com insistência. Não desista, mesmo enfermo seja um guerreiro na oração. Deixe de ser um coitadinho ou uma coitadinha, e penetre na misericórdia de Deus.

 

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira (@LuanaCN)

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo