Deus quer te curar das suas lepras

Sem o Espírito Santo não somos nada. O Espírito Santo é fonte de cura interior, cura dos nossos traumas. Peça o Espírito Santo para ordenar os impulsos carnais, afetivos que estão desordenados. O Espírito é o Deus sem face, é Aquele que se revela em nós.

'Sem o Espírito Santo não somos nada',  afirma  a pregadora
Foto: Wesley dos Santos

No livro de II Reis, no capítulo 5, versículos 1 a 19, vamos trilhar um caminho de cura, vamos ver a cura de Naamã.

"Naamã, general do exército do rei da Síria, gozava de grande prestígio diante de seu amo, e era muito considerado, porque, por meio dele, o Senhor salvou a Síria; era um homem valente, mas leproso. Ora, tendo os sírios feito uma incursão no território de Israel, levaram consigo uma jovem, a qual ficou a serviço da mulher de Naamã. Ela disse à sua senhora: Ah, se meu amo fosse ter com o profeta que reside em Samaria, ele o curaria da lepra! Ouvindo isso, Naamã foi e contou ao seu soberano o que dissera a jovem israelita. O rei da Síria respondeu-lhe: Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel.

Naamã partiu com dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes de festa. Levou ao rei de Israel uma carta concebida nestes termos: Ao receberes esta carta, saberás que te mando Naamã, meu servo, para que o cures da lepra. Tendo lido a missiva, o rei de Israel rasgou as vestes e exclamou: Sou eu porventura um deus, que possa dar a morte ou a vida, para que esse me mande dizer que cure um homem da lepra? Vede bem que ele anda buscando pretextos contra mim. Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei tinha rasgado as vestes, mandou-lhe dizer: Por que rasgaste as tuas vestes? Que ele venha a mim, e saberá que há um profeta em Israel. Naamã veio com seu carro e seus cavalos e parou à porta de Eliseu. Este mandou-lhe dizer por um mensageiro: Vai, lava-te sete vezes no Jordão e tua carne ficará limpa. Naamã se foi, despeitado, dizendo: Eu pensava que ele viria em pessoa, e, diante de mim, invocaria o Senhor, seu Deus, poria a mão no lugar infetado e me curaria da lepra.

Irmã Maria Eunice
Foto: Wesley dos Santos

Porventura os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar limpo? E, voltando-se, retirou-se encolerizado.

Mas seus servos, aproximando-se dele, disseram-lhe: Meu pai, mesmo que o profeta te tivesse ordenado algo difícil, não o deverias fazer? Quanto mais agora que ele te disse: Lava-te e serás curado. Naamã desceu ao Jordão e banhou-se ali sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e sua carne tornou-se tenra como a de uma criança. Voltando então para o homem de Deus, com toda a sua comitiva, entrou, apresentou-se diante dele e disse: Reconheço que não há outro Deus em toda a terra, senão o de Israel. Aceita este presente do teu servo. Pela vida do Senhor a quem sirvo, replicou Eliseu, não aceitarei nada. E apesar da instância de Naamã, ele recusou. Então Naamã disse: Se não o aceitas, permite ao menos que se dê ao teu servo da terra deste país, tanto quanto possam carregar duas mulas, porque doravante este teu servo não oferecerá mais holocausto nem sacrifício a outros deuses, mas só ao Senhor. Entretanto, que o Senhor perdoe ao teu servo no seguinte: Quando o meu soberano entrar no templo de Remon para adorar, apoiando-se no meu braço, e que eu também me prostrar no templo de Remon, que o Senhor perdoe esse gesto ao teu servo. Eliseu respondeu: Faze-o tranquilamente. E Naamã o deixou".

A cura é um processo. Deus, às vezes, cura por mediações, como nessa passagem em que cura Naamã por intermédio do profeta Elizeu. Naamã trazia a doença de lepra, ele era um valente guerreiro, mas, com certeza, ele deveria sentir uma verdadeira tristeza por possuir essa doença. Ele foi com os seus bens para casa de Eliseu pensando que com um toque seria curado, mas este o mandou ir ao Rio Jordão e banhar-se sete vezes. Ele achou isso um absurdo, pensando se um rio tão pequeno poderia curá-lo, visto que em sua cidade havia rios bem maiores. Mas Deus age nas coisas simples. Por exemplo, clamar o Espírito Santo pode parecer algo simples, mas o Senhor age.

Muitas vezes, queremos que pessoas específicas rezem por nós, mas nos esquecemos de ajoelhar e pedir a Deus. A cura é um processo, e acontece no tempo de Deus, e mais : quem cura não são as pessoas, não é a Canção Nova, é Deus!

Muitos aqui são "Naamãs", são guerreiros, corajosos, mas são "leprosos". Somos valentes porque somos filhos de Deus, mas "leprosos" por causa dos nossos pecados. Temos a "lepra" da falta de perdão, das nossas carências, mágoas.

Naamã foi à casa de Eliseu querendo um acolhimento melhor porque ele era general, só que para Deus todos são iguais, todos são filhos. Por isso, Eliseu deu esta lição a Naamã quando: "Naamã veio com seu carro e seus cavalos e parou à porta de Eliseu. Este lhe mandou dizer por um mensageiro: Vai, lava-te sete vezes no Jordão e tua carne ficará limpa. Naamã se foi, despeitado, dizendo: Eu pensava que ele viria em pessoa, e, diante de mim, invocaria o Senhor, seu Deus, poria a mão no lugar infetado e me curaria da lepra. Porventura os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar limpo?"

Você pode ter muitos "rios", muitos "mares", mas não é o "Jordão", o que nos salva é a cruz de Cristo, mesmo que esta não seja atrativa. Quantas pessoas buscando terapias, mas a cura está no "Jordão", está nos mergulhos na misericórdia de Deus.

A simplicidade da cura de Deus nos confunde, os servos de Naamã falaram para ele ir se banhar no rio Jordão, algo tão simples. Naamã foi e se banhou sete vezes, e no processo de ser banhado se curou. Você também precisa ser curado, Deus quer que você entre no "rio Jordão" e se cure de suas mágoas, dos seus rancores. Mergulhe no Espírito de Deus e você será curado.

'Coloque-se diante d'Aquele que pode  curá-lo',  exorta  irmã  Maria Eunice
Foto: Wesley  dos Santos

Coloque-se diante d'Aquele que pode curá-lo, coloque-se diante da Eucaristia.

Naamã, depois de cura, queria dar os seus bens para Eliseu, mas este os rejeitou, pois Deus não quer nada de troca para nos curar. A misericórdia de Deus não tem preço, a graça de Deus não se manipula.

Qual a "lepra" que você carrega? Qual é a sua dor? O que tem impedido você de ser feliz?

Naamã, depois da cura, reconheceu que não existe outro Deus a não ser o Deus de Israel. Muitas vezes, colocamos a nossa fé em horóscopos, búzios, cartas, e deixamos de lado o nosso Deus.

 

 Transcrição: Elcka Torres


ADQUIRA ESTA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

 


Irmã Maria Eunice


Missionária da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo