Deus tem o melhor para você

Padre Emerson Anizi
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
Aquilo de que mais precisamos Deus colocou em nossas mãos: Sua imagem e semelhança, dando-nos a oportunidade de manifestar tudo isso na experiência maravilhosa do amor.

Nós somos marcados pela carência e a necessidade do amor, sentindo no momento em que precisamos uma mão amiga, que seja capaz de nos levantar dizendo-nos que vale a pena continuar.

Infelizmente, muitas vezes, tiramos a liberdade de Deus agir em nossas vidas, querendo fazer d'Ele a nossa imagem e semelhança. E, consequentemente, aquilo que parece ser o caminho correto, começa se transformar em uma fuga.

À medida que vamos recuperando essa imagem e semelhança de Deus, vamos experimentando o dom da liberdade, que foi nos dada por Ele. Mas essa é uma liberdade que não nos tira as responsabilidades.

Toda opção feita vai nos levar a um determinado ponto final, e só cabe a nós decidir se esse ponto final será apenas o começo de uma nova história ou o fim de tudo.

A Fazenda da Esperança nos dá uma realidade muito concreta de homens e mulheres que ressuscitaram para uma vida nova. Mesmo aqueles que eram desacreditados pelos olhos humanos, jamais foram abandonados pelos olhos divinos. E é a presença dessa realidade de Deus, em meio a nós, que nos faz acreditar na esperança de dias novos.

O Papa Bento XVI já nos disse que não se preocupa com o número real de católicos, mas sim com a qualidade deles, pois de nada adianta um católico que levanta calúnias, mesmo sabendo como é difícil ser caluniado, ou não acolhe, mesmo sabendo como é triste estar à margem da sociedade.

No momento em que nos distanciamos de Deus e deixamos tudo cair por terra, sentimos o vazio humano das oportunidades que desperdiçamos de estar com Ele. Mas, infelizmente, a secura da fé nos leva a experimentar a distância d'Aquele que nos amou até o fim.

Nossa teimosia nos leva a viver experiências negativas, e quando nos damos conta disso já estamos distantes do abraço do Pai. O abraço de um Deus que não aponta ou critica, mas somente acolhe e se preocupa em curar as feridas de Seus filhos.

"O amor verdadeiro não desiste jamais", recorda padre Emerson Anizi
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O amor verdadeiro não desiste jamais! Por isso Ele nos disse que existe mais alegria no céu com um pecador convertido do que com os outros noventa e nove que já estão prontos.

A covardia e o fracasso não fazem parte do cristão, a determinação e a perseverança são características essenciais na vida de qualquer cristão que se propõe a viver segundo os ensinamentos do Cristo.

Precisamos entender que Deus não está distante de nós. Muito pelo contrário, Ele está ansioso para ser encontrado por Seus filhos. Por isso, no momento do perdão devemos dar o nosso melhor, assim como no momento de amar e acolher o próximo.

Deus nos dá a oportunidade de escolhermos entre o novo e o velho. Da mesma forma que Madre Teresa de Calcutá nos disse: “Meu trabalho é como uma gota em meio ao oceano, mas se essa gota deixar de existir, o oceano sentirá falta”, nós devemos cumprir a missão que foi nos dada. O amor de Deus não espera, ele age provocando uma experiência viva em nosso meio.

 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo