Discípulos, missionários competentes

Dom Alberto Taveira
Foto: Elcka Torres

Alguém tem vontade de percorrer o rastro que você deixa? Existe algum lugar, alguma situação que você teria medo de dizer aos outros aonde vai? O ladrão vai de noite, ele tem medo da luz. Quem é discípulo de Jesus não tem medo da luz. Deixa que as trevas sejam iluminadas. Esta pessoa torna-se sal, luz e fermento. Esta pessoa marca fatos e acontecimentos. Vocês já viram como é agradável quando nossas famílias se encontram e contam algumas histórias? Vale a pena seguir o exemplo destas pessoas.

Nosso Senhor chamou a todos os que aqui se encontram a experimentarem graça chamada Renovação Carismática Católica (RCC), que é uma das formas de discipulado na Igreja neste tempo de primavera. Onde está o coração deste discipulado?

Descobrir Jesus, acolher o anúncio do Pai, deixar que este mistério traga a luz ao nosso interior, acolher Jesus como salvador, proclamar que Ele é o Senhor. Consequência? Fé, conversão, entrar numa comunidade de Igreja. Estes são passos do querigma.

Discípulo faz experiência com o senhorio de Jesus, e os passos do querigma serão o fio condutor de sua vida. Em quantos seminários de vida você percorreu estes passos? Discípulo reconhece seu mestre quando está na cruz, como centurião. Digam: "De verdade Ele é o filho de Deus". A palavra de vocês compromete a própria vida, reconhecer em Jesus o Senhor, Aquele que é Deus. Todas as vezes que alguém chama Jesus de Senhor, O reconhece como Deus.

Dizer que Jesus é o Senhor, ser discípulo d’Ele significa dizer a você mesmo e a quem quer que interesse: "Esta terra do meu coração tem dono".

Monsenhor Jonas e Dom Alberto Taveira rezam com os fiéis
Foto: Elcka Torres

Quando a Virgem Maria disse “sim” perdeu oportunidade de decidir sua vida, pensamentos, fora do plano de Deus. Por isso, não é aquele que diz: “Senhor, Senhor”, mas, aquele que faz a vontade, aquele que entrega a terra para dizer: "Toma posse, Senhor", este é o discípulo. Deixe que o Senhor tome posse da terra do seu coração que pertence a Ele.

Discípulo de Jesus não pode sujar suas mãos com iniquidade, não pode usar as mesmas armas com mundo, mas, pode dizer: "eu levo prejuízo porque não me corrompo". Tem que aprender levar prejuízo. Então temos que ser bobos? Você já sonegou imposto? Você já recebeu troco a mais e guardou dinheiro no bolso? Simplicidade não é ser otário, ser bobo, é ser reto. A pessoa que escolhe a simplicidade ganha corações, ocupa espaços.

A simplicidade tem que estar aliada à inteligência, prudência. Não temos o direito de ser menos do que melhores. Ser discípulo missionário significa ser o melhor possível. Se nós não formos bons, inclusive os padres, seremos engolidos. Discípulo missionário tem que aprender ser competente, cada um no seu campo.

A proposta é, não menos do que esta, pedir nesta Missa a perseverança a todos, sem exceção. Queremos todos no Céu e dizer: "Valeu aquela Missa!". Povo de discípulo escute: sobriedade, retidão. É este o povo que a RCC é chamada a formar. Conduzidos pelo Espírito de Deus.

Ouça: Sacerdotes da Canção Nova rezam após homilia

Transcrição: Danusa Rego


Saiba mais:

:: Gente de Fé

↑ topo