Dom de sabedoria

Padre Anderson Marçal
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Hoje, vamos falar sobre o 'dom da sabedoria'. Primeiramente, porque ela dá equilíbrio à nossa vida, nos coloca do lado certo. Devemos pedi-la a Deus todos os dias!

Muitas vezes, apenas nos lembramos de pedir a cura e tantas outras coisas para a nossa casa e para a nossa vida, mas nos esquecemos de pedir sabedoria. No entanto, é ela que nos ajuda nas fases mais difíceis da vida.

A sabedoria nos ajuda a entender que somos limitados, que temos um espaço e um tempo, que não somos imortais. Uma pessoa sábia não se contenta com pouca coisa, pois sabe que, dentro de cada um de nós, existe um buraco que precisa ser preenchido com as coisas de Deus.

“Mais ágil que todo o movimento é a sabedoria, ela atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza. Ela é um sopro do poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-poderoso; assim mancha nenhuma pode insinuar-se nela. É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade” (Sabedoria 7, 24-26).

O que é o dom da sabedoria? É o sopro do poder de Deus! Vivemos em um mundo no qual as pessoas acham que saber é estudar, ler, ter muitos conhecimentos; mas sabedoria é dom de Deus! Muitos a buscam em horóscopos ou gurus. Que sabedoria é essa?! Em vez de pedirmos a Deus que nos dê sabedoria para resolver algo em nossa vida, vamos atrás desses meios?!

Por que esse dom é divino? Porque nos possibilita, pela graça de Deus, ver e fazer todas as coisas com os olhos do Senhor. É o sopro do amor de Deus, é algo divino, é a maneira como vemos, julgamos e agimos.

Quando você tem de lidar com uma pessoa, quando você tem de resolver algum problema, o que o move? A raiva, o ressentimento, o ódio? É muito melhor rezar e pedir sabedoria para que você possa ver, julgar e agir segundo a vontade do Pai.

Algumas pesquisas mostraram que o número de católicos, no mundo, era baixo. Mas essas pesquisas estavam erradas, pois os católicos diários sabem em quem depositam sua fé. O dom da sabedoria não nasce de pesquisas, pois ela vem de Deus e é verdadeira!

Fiéis ouvem, com atenção, pregação de padre Anderson Marçal sobre o dom de sabedoria.
Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com

Como o dom de sabedoria acontece? Ele está na pureza, que aumenta a nossa relação íntima com Deus. Uma relação de intimidade com o Senhor significa que somos filhos d'Ele, que abrimos as portas para que Ele aja em nós, cultivando em nosso coração o mesmo pensar e o mesmo sentir de Cristo.

Como cultivar a sabedoria? Unindo o nosso pensar e o nosso agir à vontade de Cristo. Tenhamos a ousadia de conhecer Jesus como um todo!

Toda a forma de amor é válida, porque Deus nos amou. A sabedoria nos torna sábios no poder do Pai. Precisamos, antes de tudo, pedir a Deus sabedoria e perguntar a Ele o que devemos fazer. O sábio tem o coração inquieto enquanto não repousa em Deus!

A sabedoria é o espelho da imagem de Deus em nós!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo