"É o novo de Deus que está para chegar"

Padre Fabrício Andrade
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com

Com alegria, eu gostaria de refletir com você a leitura que está em IIPedro 3,13-14,17-18:

“O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça. Por isso, queridos irmãos, durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em paz.
Assim, queridos irmãos, avisados como estão, tomem cuidado para que esses ímpios não os enganem, arrastando-os para que vocês percam a firmeza e caiam.
Cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. A ele pertence a glória, desde agora e até o dia da eternidade. Amém!”

Nessas poucas horas que nos resta do ano de 2012, o sentimento que brota em nosso coração é a esperança de um novo ano que se inicia e para o qual desejamos uns aos outros “Feliz Ano Novo!”. Porém, quando vira o ano, nossos novos propósitos passam já nas primeiras semanas do novo ano, pois, logo, caímos no desânimo outra vez. Mas não desanime, porque tem jeito.

O que eu venho partilhar com você, hoje, é a verdadeira esperança que a Santa Igreja nos ensina, uma esperança que enche o nosso coração de alegria, pois não é passageira, mas ativa, operativa e eterna, de Novos Céus e uma Nova Terra!

Jesus Cristo está voltando e precisamos nos preparar para Sua chegada. Muito mais do que roupas brancas, precisamos estar com o nosso coração purificado para recebê-Lo neste Ano-Novo.

Veja o que a Igreja nos ensina sobre a esperança no Catecismo da Igreja Católica, nos parágrafos 1817-1818:
"A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos, não nas nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo. «Conservemos firmemente a esperança que professamos, pois Aquele que fez a promessa é fiel" (Heb 10, 23). "O Espírito Santo, que Ele derramou abundantemente sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, para que, justificados pela sua graça, nos tornássemos, em esperança, herdeiros da vida eterna" (Tt 3, 6-7).”

A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo o homem; é a virtude que inspiram as atividades dos homens, purifica-as e ordena-as para o Reino dos céus; protege contra o desânimo; sustenta no abatimento; dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O ânimo que a esperança nos dá preserva-nos do egoísmo e nos conduz à felicidade da caridade.

A esperança da Igreja é fundada em um Deus concreto, que está no meio de nós. Enquanto o mundo faz a previsão do que irá acontecer em 2013, a Igreja faz memória de um acontecimento que marcou e marca a história da humanidade: Jesus nasceu, cresceu e morreu para salvar a humanidade. Ele ressuscitou! E virá uma segunda vez em Sua glória.

"Conservemos firmemente a esperança que professamos, pois Aquele que fez a promessa é fiel."
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

  :: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook  

 

Enquanto o mundo canta:
“Adeus, Ano Velho! Feliz Ano Novo! Que tudo se realize no ano que vai nascer! Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender!”
Nós Católicos cantamos:

"Não, não há! Não há mal, que me possa vencer
Pois tudo posso naquele que me fortalece
Tudo posso em Jesus Cristo

Nenhum problema, nem meus pecados
Poderão superar o amor de Deus.
Deus é maior que tudo que me acontece

Deus é grande supremo rei!
Nem a tristeza nem mesmo a dor
Poderá superar o amor de Deus.

Deus é maior que tudo que me acontece
Deus é grande supremo rei!

Nem a vingança nem mesmo o ódio
Poderá superar o amor de Deus

Deus é maior que tudo que me acontece
Deus é grande supremo rei!”

Vamos assumir, juntos, que nenhum mal irá nos vencer em 2013, pois tudo podemos n'Aquele que já nos salvou. Proclame: "Tudo posso naquele que me fortalece", pois, não tem nenhum mal que seja maior que o nosso Deus. Que o Espírito Santo encha o seu coração com esta esperança esterna que vem de Deus. Que Ele incendeie o seu coração a cada dia deste Ano Novo.

 

Assista a um trecho desta pregação:

 

 

Transcrição e Adaptação: Mariana Lazarin Gabriel (@marilg)

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo