É possível recuperar

(Marcos 1,40ss)
Um leproso chegou perto de Jesus e de joelhos clamou: \”Se queres, tens o poder de me purificar\”.
Recuperamos como Igreja, como Pastoral da Sobriedade 17 mil jovens no ano passado, através dos grupos de auto-ajuda. Sabemos que são cerca de 25 milhões de dependentes no Brasil – o que fizemos é uma gota de água no oceano -, mas a perseverança e o testemunho fará com que o milagre vá se multiplicando.

Se cada dependente leva para o fundo do poço mais de quatro pessoas, quando está sóbrio e recuperado com certeza arrastará uma multidão para a vida, dando testemunho do poder de Deus agindo em cada um.

A Igreja quer, Jesus quer, mas é necessário ir ao encontro d\’Ele e pedir de joelhos: \”Jesus, liberta-me\”.
Se nós perseverarmos em qualquer um dos grupos que existem, a recuperação é certa na graça de Deus.

Então Jesus responde: \”Eu quero! Vim para salvar o que estava perdido, eu vim para salvar, para redimir\”.
Nós temos, a serviço da recuperação, a medicina, a ciência, mas precisamos também nos desintoxicar de tudo que impede o nosso acesso à graça de Deus. Por isso a recomendação é que possamos recuperar a todos e toda a família. Que a família vá na frente, o grupo de auto-ajuda é para todos

Dom Irineu sempre fala que todos nós somos dependentes. De coisas diferentes, mas todos somos dependentes por isso necessitamos desta recuperação, desta graça de Deus agindo na nossa vida. Conduzir para a vida eterna é a missão da família.

A família deve estar sempre em oração, mas em casa é o lugar mais difícil para rezar porque todos conhecem os nossos erros, as nossas dependências. Por isso é necessário começar com humildade a rezar, pois somos responsáveis pela salvação deles.

Jesus diz: \”Vai apresentar-te aos sacerdotes\”, para mostrar a eles que o sistema, às vezes, não funciona e é necessário utilizar a pedagogia de Jesus que faz com que experimentemos o amor infinito de Deus por cada um de nós. Não existe recuperação sem passar pela cruz, mas a cruz é restauradora, é libertadora.
Nesta certeza, sabemos que precisamos de uma ocupação.

Quem está num grupo negativo precisa admitir e tomar consciência de que precisa voltar a freqüentar um grupo positivo que vai levar a conhecer o amor infinito de Deus.

Por isso, é preciso acreditar nesta proposta restauradora de Jesus – recuperar pelo trabalho, pela disciplina necessária – para estar sempre nos planos do Senhor.

O dependente químico é nosso irmão, filho da comunidade, da Igreja – e nós precisamos oferecer a nossa mão para ajudá-lo.

↑ topo