É preciso ser carismático vinte quatro horas por dia

 

Padre Edimilson Lopes
Foto: Daniel Mafra

Hoje, para nós Igreja Católica, esta precisa ser uma de nossas maiores solenidades. Estamos oficialmente celebrando o nascimento da Igreja una, santa e católica. O Papa Leão Magno afirma que a solenidade de hoje deve ser celebrada como uma das festas mais importantes.

Para os judeus esta festa tinha o nome de Festa da Colheita, Festa das Tendas, Festa de Pentecostes e, hoje, precisamos continuar celebrando Pentecostes. Como o Papa Francisco tem nos indicado, precisamos sair, ir ao encontro dos irmãos e anunciar o Senhor.

Se acompanharmos os textos bíblicos, veremos hoje que, na Festa de Pentecostes, Pedro, tomado pela efusão, pela graça do Espírito Santo, faz o primeiro anúncio querigmático. Todos os anos se celebrava a Festa de Pentecostes. A Bíblia nos diz que, reunidos, eles celebrariam Pentecostes como tradicionalmente o faziam, mas, de repente, veio do céu um barulho, um vento impetuoso com línguas de fogo, que encheram aquele lugar e todos ficaram cheios do Espírito Santo.

Que o Espírito de Deus sopre sobre nós e que fiquemos cheios do Espírito Santo! Deus sempre respeita a nossa liberdade, escolhemos se queremos ou não ficar cheios do Espírito, só depende de mim e de você.

Não fomos chamados a um encontro com Deus de modo intimista, somos chamados a partilhar sempre este encontro com as pessoas. O Espírito continua sendo dado à Igreja, hoje poderia se chamar, segundo o Papa Francisco, "Festa da efusão dos Apóstolos", pois, a partir deste dia, eles começaram a anunciar com coragem o Espírito Santo. Depois de Pentecostes o primeiro fruto foi o amor; o segundo a alegria, e depois a paz. Faça isso: leve aos seus uma saudação cheia do Espírito Santo, como a de Jesus: "A paz esteja convosco".

O Espírito Santo vai nos capacitando a dar a Deus uma resposta cotidiana. Como o padre Jonas ensina para a Comunidade Cancão Nova (e isso serve para todo carismático): não podemos ser carismáticos apenas nos momentos de oração, precisamos ser carismáticos 24 horas por dia, viver sob a acão do Espírito Santo! Você precisa ser carismático no ônibus, no metrô, no morro, na escola, no trabalho, em casa, precisa viver carismaticamente.

"Não podemos ser carismáticos apenas nos momentos de oração, precisamos ser carismáticos 24 horas por dia!", exorta padre Edimilson
Foto: Daniel Mafra

Viver carismaticamente é sair do natural e dar uma resposta de oracão em meios às situações. Muitas vezes, ficamos incomodados com nossos impulsos, cuidado! O Papa nos diz que a Igreja de Pentecostes é uma Igreja que não hesita em ir ao encontro das pessoas para anunciar uma mensagem que lhe é confiada. É uma Igreja que não se acomoda, não se retrai. E você, como tem reagido nessa Igreja? O que você tem feito por essas pessoas?

Nossa experiência de Pentecostes ainda tem sido muito intimista. Se verdadeiramente vivêssemos a experiência de Pentecostes muitos hospitais até iriam à falência! Paulo era carismático 24 horas por dia e até a sombra dele curava as pessoas. A graça do batismo no Espírito pode nos levar a experiências extraordinárias. Conformamo-nos em atender as pessoas uma hora e, ao final, rezamos dois minutos e achamos que é o suficiente porque pensamos que as ouvir é mais importante do que orar por elas.

Como padre Jonas afirmou no acampamento anterior: o Brasil não vai mudar se não for batizado no Espírito Santo! Sem o Espírito Santo é impossível mudar algumas realidades. Jovens afundados nas drogas, no vício da sexualidade desregrada, entre outros, só podem ser libertos pela eficácia do Espírito de Deus. Anunciemos o Espírito Santo ou continuaremos pagando as consequências do nosso comodismo! Sem o Espírito Santo, Cristo permanece no passado, a Palavra não é atualizada para nós. Na eficácia do Espírito tudo se torna atual.

Rezemos: Senhor, Tu que és o batizador, realiza em mim a efusão de Seu Santo Espírito como uma torrente de água viva. Batiza minha inteligência, minha razão, meus sentidos. Só o Seu Espírito pode tirar minha vida da situacão em que ela se encontra. Senhor, mergulha-me no Espírito Santo.

 

Transcricão a adaptacão: Rogéria Nair


Padre Edimilson Lopes


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo