É preciso testemunhar Jesus!

Padre Edimilson Lopes

Hoje, estamos celebrando a oitava de Natal, quando também celebramos com a Igreja o dia de Santo Estevão, que aceitou dar a vida por Jesus.

No dia de ontem, celebramos o nascimento de Jesus. Hoje, somos convidados a escutar a proposta do Evangelho: “Vós sereis levados a governadores e reis por minha causa, para dar testemunho de mim diante deles”. Este é o grande apelo que o mundo nos faz: o testemunho. É preciso que as pessoas, ao olharem para nós, notem que fizemos a opção por Jesus Cristo.

O Senhor está pedindo que eu e você também possamos dar testemunho nas realidades em que vivemos; seja em casa ou no trabalho, as pessoas precisam ver o nosso testemunho coerente de cristãos.

Nesses dias, vimos que o Papa Francisco rezou pelas Filipinas ou mesmo pela Síria, mas nós nem precisamos ir tão longe. Por vezes, nossas casas se transformaram em repúblicas [de estudantes], e isso se chama “contratestemunho”. Há pessoas que não falam com membros de sua família, mesmo morando na mesma casa.

Amados, que grande ensinamento temos na liturgia de hoje com Santo Estevão. Ele dava testemunho de Cristo, no entanto, foi arrastado para fora da cidade e apedrejado. Nós precisamos abraçar a graça, nos dias de hoje, de testemunhar Jesus Cristo! Isto é graça, meus irmãos!

Eu lhe pergunto: como foi o seu Natal? Você falou mais do Papai Noel ou do Papai do Céu? Observemos as nossas cidades, quantas trocaram o real sentido do Natal? É neste tempo que precisamos dar testemunho e não o contratestemunho. Mas sabemos que, mesmo durante as tribulações, o Senhor nos assiste, pois como o salmista diz: “Sois, Senhor, um abrigo bem seguro que me salva!”.

O seu Deus, meu irmão, é um Deus fiel que se encarnou em nossas realidades. O grande cuidado que precisamos ter é o de não nos distanciarmos da presença do Senhor. Devemos ter medo do contratestemunho, pois ele coloca em jogo a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo! Não desqualifiquemos o Senhor nosso Deus!

Há pessoas com dupla personalidade, pois dizem dar testemunho de Cristo, mas, quando mais precisamos delas, mais elas dão falsos testemunhos.  Irmãos, o Natal precisa acontecer dentro de nós para que as pessoas vejam a força de Deus em nossa vida. O Menino nasceu! A partir daí, precisamos testemunhá-Lo no dia a dia da nossa vida, assim como Santo Estevão. Amados, também chegará o nosso tempo! Seremos perseguidos e precisaremos dar testemunho de Cristo!

As nossas casas precisam ser casas de acolhida! Esta é a atitude cristã que somos chamados a ter! Vale a pena você transmitir, com um sorriso, o Cristo que vive em você.

Um Menino nos foi dado e Ele quer nos libertar da nossa condição de pecado! Nunca é tarde para celebrá-Lo. Mesmo que você ainda não tenha conseguido sentir a presença d’Ele, peça ao Senhor que ele faça do seu coração o local do nascimento do Menino Deus.

 Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

↑ topo