Eis-me aqui, Senhor!

Padre Reinaldo
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN
Neste mês, que é dedicado às vocações, não podemos ficar limitados a conhecer apenas uma vocação específica ; precisamos nos aprofundar no assunto e saber que todos nós somos chamados por Deus. A primeira vocação do homem é à santidade, e todo ser humano é chamado a viver essa realidade no amor.

Por que Deus nos chama? Porque Ele quer nos dar vida. Durante toda a nossa caminhada o Senhor irá nos lembrar de que nos chamou para dar vida e que precisamos vivê-la da melhor maneira possível.

Abra a sua Bíblia na Carta de São Paulo aos Efésios 1, 4-6:

“Como também nos elegeu n'Ele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante d'Ele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”.

Antes de você pensar que se casaria, que estaria onde está agora, Deus já sabia. Quando você pensa que vai fazer algo,  Ele  já pensou por você. O Senhor não nos criou e jogou no mundo, mas cuida de nós para a nossa salvação.

Quem nos conduz para a nossa vocação é o amor de Deus, por isso o homem não pode relutar contra os projetos d'Ele. Quando isso acontece estamos negando o Seu amor. Ele pensou em você com cuidado e temos que seguir os caminhos traçados pelo Pai.

Você deve estar pensando: “Padre, como eu vou viver os planos de Deus?”. Meus filhos, apenas sigam o que Ele conduzir. Ouça os os chamados e as suas súplicas do Pai.

"Quando Deus quer, ninguém pode impedir os Seus planos"
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

Esse projeto bonito de Deus por nós nos chama para sermos livres e verdadeiros na fé. Quando o Senhor quer, ninguém pode impedir os planos d 'Ele.  Precisamos ser obedientes como Maria e dizer "sim" a todas as vontades do Senhor.

Se eu renegar a Deus, Ele continuará me chamando? Vai, sim, meus filhos. O Senhor não desiste dos Seus filhos e não vai permitir que você ande pelos caminhos contrários à Sua vontade.

Antes de vir para a Comunidade Canção Nova, eu tinha os meus planos pessoais: queria casar, ter dois filhos… Mas meu coração me chamava ao sacerdócio. Foi uma "queda de braço" entre mim e Deus, porque mesmo sabendo eu relutava. Foi então que, ainda adolescente, eu travei essa briga com o Senhor e acabei O ouvindo. Vim para a Canção Nova e depois ingressei no seminário. Mas você acha que a minha vocação acabou? Não acabou não, meus filhos. A santidade é diária, a vivência do amor também o é, assim como o “sim” aos caminhos do Pai.

Isso precisa ser confirmado sempre para que os seus passos não se percam. Você já perguntou para Deus qual é o projeto d'Ele para a sua vida? Você precisa entrar em constante contato com o Pai para saber qual é a sua missão na sua vocação.

"Hoje precisa ser o dia da sua resposta ao Senhor!"
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

A dona-de-casa, quando ama os seus filhos e seu marido e faz bem o seu trabalho, nos princípios cristãos, já está vivendo bem sua vocação, que é ser mãe. Você precisa descobrir o seu chamado para viver na plenitude do amor de Deus. Hoje precisa ser o dia da sua resposta ao Senhor! Diga: “Eis-me aqui, Senhor!”

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12) 3186 2600


Padre Reinaldo Cazumbá


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo