Eis uma juventude que sabe amar!

Padre Sávio
Foto: Robson Siqueira/cancaonova.com
Quero apresentar, nesta pregação, três pontos para que possamos prosseguir em nosso trabalho pastoral. Quantos jovens ainda não tiveram um encontro com Jesus! Quantos ainda não conhecem o amor de Deus! Vocês, jovens, devem ser os potencializadores dessa missão, para que outros venham para a Igreja. Nós precisamos de vocês para testemunhar o amor de Deus.

João Paulo II já dizia que ninguém melhor para evangelizar os jovens do que outros jovens. Os jovens precisam sair da comodidade e ir ao encontro da evangelização.

O segundo ponto é reconhecer a Igreja como sua casa. Sacerdotes, abram as portas das paróquias para a juventude!
O lugar dos jovens é na Igreja. Acompanhemos seus anseios, angústias e alegrias; como sacerdotes, sejamos bons amigos deles. Digamos a eles que os amamos e os queremos junto de nós.
A Igreja deve ser escola, modelo de evangelização e comunhão para a vida dos jovens. Você já fez uma experiência positiva com Jesus dento da sua paróquia?

Outro conselho muito importante que tenho para lhes dar é: sejam jovens "eucarísticos", pois a Igreja vive da Eucaristia. Nós somos uma Igreja plenamente eucarística, que defende a vida em todas as circunstâncias. Sejam promotores da vida, adoradores de Jesus Eucarístico. Façam experiências bonitas com esse encontro com Jesus Cristo.

Vocês jovens são os responsáveis por construir uma nação mais justa. Defendam a vida, digam "não" ao aborto que degrada cada vez mais a sociedade. A juventude não precisa de drogas para ser feliz, mas de Jesus Cristo!

Cultivemos a fidelidade a Jesus nos detalhes, pois se não conseguirmos ser fiéis nas pequenas coisas, nunca o seremos nas grandes. Assim, cada vez mais vamos dando passos largos na evangelização. Os jovens precisam pedir discernimento para perceber sua vocação.

Jovens, amem sua família, pois nela o amor jamais acabará. Façam dela um lugar de vida verdadeira. Hoje, a juventude também precisa de amigos verdadeiros. Jesus Cristo é um Amigo verdadeiro e é a Ele que devemos amar. Precisamos ser conscientes de nosso papel edificador.

A Igreja só será jovem quando os jovens forem à Igreja
Foto: Robson Siqueira/cancaonova.com

No próximo mês [16 e 21 de agosto] teremos algo que vai traduzir o grande amor de Jesus pelos jovens: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). São mais de 2 milhões de jovens de cerca de 170 países reunidos em Madri, na Espanha. Estamos levando, neste ano, para a capital espanhola quase 15 mil jovens brasileiros para participar da JMJ 2011. Percebemos nesta conquista um reflexo muito bonito do amor de Deus. Temos 61 bispos de todo o Brasil já se preparando para também ir à jornada deste ano. É o maior número de bispos do país, até o presente momento, que vai a esse evento. Precisamos, nela, encontrar as razões da nossa verdadeira fé e nos preparar para este grande encontro de amor. É importante também ressaltar que a JMJ se traduz também na vida de cada peregrino que ali vai por meio da Igreja.

O jovem é chamado a ser, na sociedade, expressão do amor de Deus, já nos diz o Catecismo da Igreja Católica. É bom falarmos também da experiência de muitos jovens que fazem a experiência de ser cristãos em ambientes hostis. Outra realidade que vemos, traduzidas pela oração e espiritualidade, é a experiência do silêncio.

Agora quero falar também de tantos santos e santas jovens durante o seu período na terra, pois foram capazes de traduzir, no seu tempo, o amor do Pai. E a partir daí, se deixaram seduzir pelo Emanuel, o Deus conosco, que está presente em nossa vida. Assim,vamos modificando a sociedade a partir do seguimento radical e da presença de Jesus em nossa vida.

A Igreja só será jovem quando os jovens forem à igreja. Não nos deixemos consumir pelo pecado. Jovens, levantem-se e sejam, cada vez mais, apóstolos de outros jovens. Como juventude que está em pé, façam a experiência da oração.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso

 

Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

↑ topo