Em Deus coloco a minha esperança

Adriano Gonçalves

Nenhuma graça de Deus passa despercebida por você. Que Deus não nos poupe de nada, mas que nos dê tudo. A música diz: “Ele quer te fazer feliz, tem muitos planos pra ti”. Uma coisa que custa tanto e a música simplesmente diz que “basta saber esperar”. Esperar é difícil, tem hora que a gente se desespera. Quantas vezes pensamos que Deus se esqueceu de nós. E a música diz que é só “saber esperar e Ele agirá”. Esperança é isso.

Neste tempo de Advento venho falar para vocês de esperança. A cada dia eu aprendo que me, ao submeter a um Deus, que cuida de tudo, Ele agirá. É preciso olhar e saber viver bem cada tempo. E viver bem cada tempo é viver na esperança. Infelizmente, nós temos uma tendência a nos deixar levar pelo negativo. Pare para pensar: entre a boa e a má notícia, qual causa mais noites de insônia?

A esperança é o único motor que faz com tenhamos vida plena. A esperança não pode ser depositada nas coisas e nas pessoas. Quando fazemos isso bate aquele vazio, porque, por melhores que sejam as coisas e as pessoas, nada sacia o “porto seguro”, que é Jesus Cristo. Toda sua vida precisa estar firmada n’Ele, Ele é a esperança. Deposite sua confiança em Deus.

“Eis uma verdade absolutamente certa e digna de fé: se nos afadigamos e sofremos ultrajes, é porque pusemos a nossa esperança em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis” (Timóteo 4,9-10).

O apóstolo Paulo nos diz que precisamos colocar nossa confiança no Deus vivo. Nossa confiança precisa estar em Nosso Senhor Jesus Cristo! Ser alguém abandonado em Deus quer dizer que você pode se jogar no Senhor, que Ele vai segurá-lo. Quantas vezes, Deus Pai precisa quebrar algumas estruturas em nós, para depois ir ajustando coisa por coisa. Nós precisamos entender que nossos planos são bons; só que nossa vida está em Deus, Ele sabe o que é realmente bom para nós.

Nós estamos acostumados a um Deus que abre as portas; o fechar das portas também é Providência Divina, também é um agir d’Ele. Creia em Deus, Ele fará prodígios. Acredite, Deus tem o melhor para você!

A nossa espera em Deus não pode ser algo supérfluo. A esperança cristã é algo constante que vai exigindo de nós respostas; é deixar Deus reinar em nossa vida. Você é um vencedor nesta dinâmica da vida de esperar, de sofrer, de aguentar. Você é um vencedor, mesmo que tenha perdido muitas batalhas a guerra não está vencida porque Ele tudo fará. Esperança é isso.

Quantas vezes, nós não esperamos em Deus Pai, queremos resolver tudo da nossa maneira, enquanto que o Senhor quer o nosso calar. Quantas vezes, nos privamos de ser felizes por isso. Você veio para este mundo para ser feliz. Felicidade e santidade são palavras ligadas e Deus nos chama à santidade.

Precisamos falar de Jesus com um sorriso nos lábios, mesmo que, muitas vezes, esteja dando tudo errado, porque nós sabemos em “Quem” depositamos nossa esperança. Deus o fez para a felicidade; você não pode tratar a si mesmo como se fosse uma “praça pública”, onde as pessoas entram e saem e nem sabem como você está. As pessoas, às vezes, nos tiram a capacidade de esperar em Deus. Hoje o Senhor está reconstruindo sua vida, para colocar em seu coração que quem manda em sua vida é Ele. O Todo-poderoso tem proezas para fazer em sua vida e Ele lhe promete isso: fazer maravilhas em sua vida!

Quando nós perdemos a esperança, estamos à beira do desespero. O ser humano está se afastando de Deus e cada vez mais aumenta o número de pessoas em desespero. Não podemos aderir a isso, pois temos um Deus, que é nosso “porto seguro”. O Senhor está operando em nossa vida, nós temos um Dono e Ele é um Deus vivo, pronto para nos levantar quando caímos. 

Nós precisamos nos levantar e falar que o nosso Deus é um Deus de milagre! Mesmo que não vejamos, Ele está fazendo uma obra maravilhosa, mesmo que doa, mesmo que passemos por “maus bocados”, o Senhor não esqueceu de nós! Mesmo que todos se esqueçam de você, Ele não esqueceu!

Deus está agindo de forma silenciosa. “Espera no Senhor. Há um Deus que te ama. Espera n’Ele e Ele tudo fará”. Só no Senhor você consegue superar tudo. Ser de Deus também significa estar preparado para, muitas vezes, caminhar sozinho, não ausente d’Ele, mas sozinho. Continue caminhando, pois valerá a pena. O Criador quer colocá-lo no centro da vontade d’Ele. Esperança é isso: eu não vejo e não sinto, mas, mesmo assim, estou aqui.

“Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito” (I São Pedro 3,15).

A razão de nossa esperança tem um nome e esse nome é Deus. Pois Ele pode até demorar, mas Ele capricha.

Transcrição : Pollyana Fonseca

↑ topo