Embaixadores da esperança

Josué 6
I Samuel 4

A força divina estava presente na Arca da Aliança e o povo de Deus vencia a todas as batalhas. Mas Israel a perdeu [batalha] uma vez, mesmo estando com ela [Arca da Aliança]. Deus sempre é fiel às promessas d'Ele, mas o povo estava usando essa arca como amuleto, por isso, eles perderam o combate naquele dia.

Nós estamos ainda vivendo o clima da visita do Papa ao nosso país. Está acontecendo a V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe em Aparecida (SP). O Santo Padre veio para esse evento, a fim de abrir essa Conferência, e também aproveitou a oportunidade para canonizar Frei Galvão. O Papa que quebrou o protocolo e apareceu 12 vezes na janela do mosteiro, onde estava hospedado na capital paulista.

Eu fiz a experiência de ir vê-lo em Aparecida, e comigo também estavam minha esposa e filhos. Bento XVI, ainda no vôo para cá, disse: “Estamos indo rumo ao Continente da Esperança”. E para os jovens no Pacaembu, declarou: “Desejei ardentemente encontrar-me convosco nesta minha primeira viagem à América Latina. Vim para abrir a V Conferência do Episcopado Latino-americano que, por meu desejo, vai realizar-se em Aparecida, aqui no Brasil, no Santuário de Nossa Senhora. Ela nos coloca aos pés de Jesus para aprendermos suas lições sobre o Reino e impulsionar-nos a ser seus missionários, para que os povos deste “Continente da Esperança” tenham, n’Ele, vida plena”.

Em sua homilia, o Sumo Pontífice fala sobre o Espírito Santo. O Espírito que acompanha a Igreja. Ele veio nos falar com conteúdo e simplicidade sobre “a fé em Deus-amor, que é o nosso maior patrimônio, essa é vossa força que vence ao mundo. É a fe no Deus-amor que faz da América o ‘Continente da Esperança’”, declara. Nós, que vivemos na América Latina, somos o "Continente da Esperança!"

Onde está nossa esperança? O Papa nos pediu almas “apaixonadas”, e isso só é possível pelo Espírito Santo de Deus. O Senhor vai estar [referindo-se à presença do Santíssimo Sacramento, que sempre está presente, exposto, entre nós nas Quintas-feiras de Adoração] aqui conosco, e talvez você esteja pedindo várias coisas a  Ele, mas hoje Ele quer lhe dar esperança, pois o Santo Padre veio dizer: “Vocês têm fé, são o 'Continente de Esperança'”. E por que há tantas almas sem esperanças? Porque estão sem o Espírito Santo.

Quando você estiver sem esperanças é só levantar os braços e clamar: “Vem, Espírito Santo”. Deus está no meio de nós, o importante é se abrir à ação d'Ele [Espírito Santo]. Abra seus braços e fale: “Senhor, eu quero Teu Pentecostes agora”.

Que o Espírito Santo venha sobre nós e nos faça homens e mulheres de Deus. Sem a força do Espírito Santo não somos nada, pois é Ele que conduz a Igreja.

Por isso, nosso Pastor Supremo disse aos jovens: "Sejam embaixadores da esperança", mas sem o Espírito Santo isso não é possível.

Transcrição e adaptação: Willieny Isaías
Fotos: Anderson Machado

Confira na íntegra todas as mensagens do Papa no Brasil
:: Mensagem aos jovens no Pacaembu
:: Homilia na Canonização do Frei Galvão
:: Mensagem aos bispos
:: Mensagem aos jovens na Fazenda da Esperança
:: Mensagem no Santuário de Aparecida
:: Homilia da Santa Missa em Aparecida


Alexandre Oliveira


Missionário da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo