Escolher a porta estreita

Ouça: Canto de Entrada: "Solidariedade! Solidarity! La solidarité! Solidariedad!"

Ouça: Kyrie Eleison

Durante todo dia refleti sobre a porta que é estreita.

Os cinco continentes estão presente aqui, cada um com sua língua e cultura e mais ainda com os dons, carismas que tem a partilhar. Nesta casa que padre Jonas chamou de cenáculo, o Senhor quer fazer um só povo. Deus quer reunir esse povo, ainda que a porta seja estreita.

Proclamação do Evangelho em 5 idiomas

Aquele que quis fazer-se limitado, Aquele que é Deus quis ter um corpo como nós e sentir as coisas com o coração humano, deixando suas pegadas no chão da nossa terra passou pela porta estreita. Não encontrou porta aberta em Belém, mas pôs-se numa manjedoura, porta da simplicidade. Entrou pela porta estreita por José e Maria para fugir. Viveu na casa de Nazaré por muitos anos, assumindo-se com a profissão de carpinteiro. Entrava pelas casas das pessoas e quando passava pelas portas ali passava a salvação. Entrou sim pela porta estreita Aquele que se inclinou para lavar os pés dos discípulos. Entrou pela porta estreita passando pela morte para nos salvar e por isso Deus o exaltou, e diante do seu nome se dobre todo joelho.

Ouça: "Entrou pela porta estreita aquele que passou pela proeza da morte por nós"

Se você quer entrar nesta casa da Igreja você também deverá passar pela porta estreita, e que talvez seja você acolher as experiências dos outros, os serviços simples, o perdão aos membros de sua comunidade.

Conheço a história de muitos que aqui estão, não a maioria, mas proponho a todos que vivam esses dias numa grande revisão de vida. Por que Deus chamou tantas pessoas a viverem em comunidade de vida? Não é o mais fácil. O mais fácil é viver na individualidade, mas vocês sentiram-se chamados por aquilo que desinstala que tira a segurança, a liberdade de um bolso vazio, de perder a segurança.

Algo atraiu mais a você a querer viver em comunidade, não é apenas aparência bonita, mas um bem, uma escolha, escolha da vida.

Ouça: Consagração em latim

Deixe que o Senhor os atraia.

Despojemo-nos do homem velho e vistamo-nos do homem novo, acolhendo a graça de Deus e realizando a sua obra em nosso coração. E que o espírito Santo grave em nosso coração aquilo que precisamos para bem vivermos esse encontro. Que o Espírito Santo grave em nós a vida que vem dEle.

Transcrição: Willieny Isaias
Fotos: Paulo Sérgio
Áudios: Anderson Nunes

↑ topo