Espírito Santo, a força que conduz a Deus

Eugênio Jorge
Foto: Fotos CN/ Wesley Almeida

Deus está ansioso para nos dar uma nova vida. E sempre quando estamos para iniciar um novo ano, pensamos: “Ah! Agora este ano tudo será diferente!” E até mesmo fazemos uma boa faxina na nossa casa para mostrar exteriormente aquilo que está em nosso coração, ou seja, o desejo de que tudo seja novo daqui pra frente.

A canção que acabei de cantar diz: “Maria santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos”. Meus irmãos, só é possível viver uma nova vida com o auxílio do Espírito Santo. Precisamos aprender esta verdade. E Maria deseja ser nossa “mestra” nesse aprendizado. Assim como Maria é cheia do Espírito Santo, também somos chamados a sermos cheios do Espírito de Deus. Hoje a Mãe está me dizendo: “Eugênio, meu filho, encha-se do Espírito Santo!”

Vindo para cá, no carro, pensei em tudo o que superamos neste ano que está terminando. E perguntei ao Senhor: “Jesus, o que devo pedir para me preparar bem em 2013? Haverão muitos desafios… Como posso encará-los?” E o Senhor me respondeu: “Eugênio, peça tudo!” E eu perguntei: “Mas o que é esse tudo?” E o Senhor me disse: “Esse tudo é o Espírito Santo!”

Repita comigo: “O Espírito Santo é tudo que eu necessito para resistir em pé diante das dificuldades que enfrentarei em 2013”. Agora, sim, você pode aplaudir o Senhor!

A oração do “Veni Creator” diz o seguinte:

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!

Repita comigo: “Se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás”. Estamos aqui, nestes dias, para clamar o Espírito Santo. Não perca esta oportunidade! Escute o Espírito. Ele está sobre nós. Ele mora em nós.

Vem sobre nós, Espírito Santo! Se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Aumentai a nossa fé, Senhor Jesus. E fazei brilhar sobre nós a luz do Vosso Santo Espírito. Amém.

Em Atos 1,12-14 e 2,1-6 está escrito:

“Os apóstolos voltaram para Jerusalém, pois se encontravam no chamado monte das Oliveiras, não muito longe de Jerusalém: uma caminhada de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam hospedar-se. Aí estavam Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo. Quando ouviram o barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem”.

"O Espírito Santo é a grande provisão de Deus para esta viagem que se chama vida", afirma Eugênio Jorge
Foto: Fotos CN/ Wesley Almeida

 :: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook

O Espírito Santo de Deus é a provisão necessária para nossa viagem. Às vezes, quando vamos viajar, levamos tanta coisa, carregamos aquela mala bem pesada, e acabamos por usar apenas umas três ou quatro peças de roupa. Não é verdade? Mas fazemos isso porque queremos estar bem preparados para nossa viagem.

O Espírito Santo, meus irmãos, é a grande provisão de Deus para esta viagem que se chama vida. É isso que esta passagem do livro dos Atos dos Apóstolos – que acabamos de ler – nos mostra.

Aqueles homens, após a ressurreição de Jesus e sua ascensão ao céu, permaneceram 50 dias unidos em oração. Fico imaginando aqueles discípulos desanimando durante esse período, pensando em desistir, e Maria os encorajando, dizendo: “Não, meus filhos, não podemos desistir! Há uma promessa de meu Filho para nós. E Ele cumprirá esta promessa! Ele enviará o Espírito Santo conforme prometeu”.

Aqueles homens, juntamente com Maria, tiveram a coragem de subir ao “segundo andar” e aguardar em oração o cumprimento da promessa de Deus. Precisamos fazer isso, meus irmãos! Precisamos sair desta condição rasteira. Subir ao “segundo andar” com Maria.

O Senhor que encher você com o seu Espírito Santo. Deus quer lhe dar uma folha em branco para que seja escrito um novo tempo, uma nova história em sua vida neste ano de 2013.

Queridos irmãos, há uma nova história sendo gerada dentro de cada um de nós pelas mãos de Deus, pela ação do Espírito Santo.

Antigamente, as pessoas iam viajar e batiam tantas fotos da viagem que faziam, que acabavam guardando os filmes, pois era muito caro revelar todas aquelas fotos de uma só vez. Depois de um tempo, quando iam limpar suas gavetas, encontravam aqueles “tubinhos” esquecidos e perguntavam: “Mas que filme é esse?” Lembram-se disso? Então, só havia um jeito de descobrir o que estava contido naqueles filmes: levar os mesmos numa loja e revelá-los.

Então, depois de uns dias, a gente ia buscar a revelação daquelas fotos e tudo nos era entregue num envelope. Lembram-se disso também? E como a gente ficava alegre quando, ao abrir aquele envelope, a gente recordava daquela viagem através das fotos um dia esquecidas numa gaveta! Aquelas fotos reveladas nos levavam novamente a experimentar a emoção da viagem realizada.

 

Meus irmãos, nós não podemos ser este filme “escondido na gaveta” que não revela uma fé autêntica em Deus. Precisamos emocionar o mundo com o testemunho da nossa fé. Fé vivida é fé revelada, meus irmãos! E quem somos? Somos filhos de Deus! Com a ajuda do Espírito Santo, iremos ao céu, meus irmãos. E o céu é Deus! O céu é nos encontrarmos n'Ele. Assim como o rio se encontra com o mar e se faz um com Ele.

E chegando em Deus, nada mais nos faltará. Esta é a tarefa do Espírito Santo. Ele nos prepara para este encontro maravilhoso com o Senhor na eternidade.

O melhor ainda está por vir, meus irmãos. E a tarefa final do Espírito Santo é infundir no meu e no seu coração este amor apaixonado por Jesus. E este amor nos levará a abraçar o Pai Celeste no céu. E neste abraço, todo o mal que fizemos morrerá. Já parou para pensar em tamanha maravilha?

Por isso, diga comigo: “Eu não quero outra coisa nesta vida, a não ser o Espírito Santo de Deus! A plenitude de Deus é o Espírito Santo. Vem, Espírito Divino, e encha o meu coração!”

 

Assista a um trecho desta pregação:

 

 

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira (@alexandrecn)

↑ topo