Espírito Santo: nossa força, nossa vida

Márcio Mendes
Foto: Clarissa Oliveira

O Senhor preparou um final de semana especial para cada um de nós. Este frio que estamos sentindo aqui, em Cachoeira Paulista (SP), é apenas para nos manter unidos. E quando o Senhor enviar sobre nós o Espírito Santo, suas línguas de fogo nos aquecerão. O Espírito Santo quer nos renovar neste final de semana.

Jesus vai afirmar: “Eu vos digo mais isto: se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”. (Mateus 18, 19-20)

Olhe ao seu redor. Quantas pessoas estão aí ao seu lado? Aqui, neste Centro de Evangelização, há milhares de pessoas. Deus não vai resistir: Ele te dará esta nova efusão. E ninguém irá impedir esta graça em sua vida.

Eu sei que muitas pessoas vieram aqui para interceder pelos seus. O Senhor não derrama a graça d’Ele somente sobre você. Mas também sobre a sua família. Não há limites para a ação do Espírito Santo.

São Bernardo diz: “Quem espera muito de Deus, muito receberá. Quem espera pouco, pouco receberá da mesma forma”. O quanto você espera de Deus?

A presença de Jesus em nossas vidas é uma presença constante. Jesus jamais nos abandona. No entanto, isto não nos deixa livre das tribulações, das tentações.

O mal nos tenta. Ele tenta a você que é de Deus! Quantas vezes você já se sentiu marginalizado? Passando por dívidas financeiras? Passando por preocupações? Em nosso meio existe um grande número de pessoas enfermas ou que estão rezando por seus entes queridos que sofrem com algum tipo de enfermidade.

O frio deste dia envolveu todo o Vale do Paraíba. O frio atingiu quem acredita em Deus e quem não acredita. Assim também acontece com as tribulações: elas atingem a justos e a injustos.

Então, qual é a diferença? A diferença é que, quem acredita, sente esta presença maravilhosa que jamais nos abandona em meio a nossas tribulações.

Certa vez, o povo quis aclamar a Jesus como rei. Os apóstolos ficaram felizes com isto, pois viram que finalmente, o mestre seria reconhecido por seus prodígios e milagres. Eles aproximaram-se do Senhor e receberam como resposta: “O meu Reino não é deste mundo”. Os apóstolos ficaram decepcionados e viram Jesus subindo o monte para orar. Aqueles homens resolveram subir na barca e atravessaram o mar. Veio uma tempestade e eles – que haviam deixado Jesus lá no monte – começaram a gritar. E o que acontece? Jesus vai ao encontro deles andando sobre as águas. E quando Ele entra na barca, a tempestade cessa.

"Pior do que enfrentar as tribulações da vida, é enfrentá-las sem Jesus ao lado", adverte Márcio Mendes
Foto: Clarissa Oliveira

 :: Veja mais fotos no Flickr

 

Assim também conosco: temos muitas dificuldades, estamos nas tempestades da vida, mas o Senhor está conosco! Jesus não nos abandona. Pior do que enfrentar as tribulações da vida, é enfrentá-las sem Jesus ao lado. Você veio aqui, neste acampamento de Pentecostes, para buscar o seu porto seguro. Louvado seja o Senhor por isto!

O medo nos paralisa. Ele não permite que acreditemos no bem. Como aqueles homens – paralisados naquela barca – nós também ficamos paralisados e vivendo o medo da derrota.

A pessoa, quando vive com medo, não acredita também em si mesma. Fracassar na vida é ser contrariado. Alguém aqui gosta de ser contrariado? Ninguém gosta. Mas quem foge da luta, quem vive com medo de falhar, não consegue descobrir as próprias capacidades e limites.

Mas não temos esta força para superar. Deus a tem. E hoje precisamos pedir ao Senhor que Ele mostre qual tem sido o nosso impossível. O Espírito Santo quer nos dar força para enfrentarmos aquilo que nos atemoriza.

Só quando você tentar é que você descobrirá até onde pode chegar. Mas sozinho você não consegue. Sem Deus ao nosso lado, é como “dar murro em ponta de faca”. É preciso pedir a força do Espírito Santo. Deus é por nós! Podemos seguir adiante. O que não podemos, o Senhor pode. Para Deus tudo é possível. E tudo é possível para quem crê.

Nós sabemos que Deus é o “Todo Poderoso”. E até falamos isto para os outros. Mas como é difícil acreditar nisto quando se trata de nós mesmos. Não é verdade?

Você precisa acreditar que não está sozinho. Jesus está contigo! Acredite na restauração do seu casamento. Acredite na cura desta enfermidade que te faz sofrer. Acredite que, com Jesus ao seu lado, você irá superar as tribulações que você tem encontrado.

Quero hoje lhe fazer esta pergunta: “Por que não confiar naquilo que você é capaz de fazer, quando o próprio Deus acredita que você é capaz de realizar?” Se você não acreditar em você mesmo, quem acreditará? E Deus confia em você.

Estamos vivendo num mundo cheio, pleno, populoso, mas no qual as pessoas estão se sentindo sozinhas. Porque não basta que você esteja cercado de pessoas. O necessário é que você esteja ao lado de alguém em quem confie.

Abra-se ao amor. Deixe que o Espirito Santo te conduza a esperanças maiores. Peça a Ele que te mostre alguém que lhe ajude, que lhe guie e oriente em meio a suas dificuldades.

Tente! Tentar não é fácil. Mas o Senhor quer te dar esta graça. Quando estamos envolvidos nesta atmosfera do Espírito, somos renovados em nossas forças. É a você que o Espírito Santo quer dar amor-próprio, quer dar bem-querer. Hoje, o Espírito Santo quer nos ensinar esta verdade: é preciso amar ao nosso próximo como amamos a nós mesmos. Ninguém ama ao outro, se não ama a si mesmo.

Quando a pessoa não se gosta, ela “inferniza” a vida dos outros. Quem está em paz, transmite a paz! Precisamos ajudar estas pessoas que infernizam a vida alheia. Mas, hoje, os primeiros necessitados de ajuda somos nós! É necessário este amor-próprio que não tem nada a ver com o egoísmo. Pois o egoísmo nasce do medo. O egoísmo causa dor em nós quando nos sentimos “passados para trás” nas situações. Mas não precisamos nos sentir assim, com medo, pois Jesus nos salvou. O Espírito Santo nos assegura esta força para superar as tribulações da vida. Sejam elas quais forem.

Jesus te ama do jeito que você é. E, porque Ele te ama, Ele fará com que você saia deste encontro uma pessoa muito melhor do que quando chegou aqui. Creia nisto! Peçamos agora o Espírito Santo, para que Ele nos renove e nos encha com o Seu amor e poder.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo