Eu confio no Senhor e nada temo

Padre Roger Luís

“Sempre que vos invocar, meus inimigos recuarão: bem sei que Deus está por mim. É em Deus, cuja promessa eu proclamo, é em Deus que eu ponho minha esperança; nada temo: que mal me pode fazer um ser de carne? Os votos que fiz, ó Deus, devo cumpri-los; oferecer-vos-ei um sacrifício de louvor, porque da morte livrastes a minha vida, e da queda preservastes os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz dos vivos” ( Salmo 55, 10-14).

Qual a dificuldade que você está vivendo? Proclame: ‘em Deus eu confio e nada temo’. Essa força já invade nossa alma. A virtude de nosso batismo e a esperança são reavivadas em nossa vida, pois acreditamos no Senhor.

Com fé no coração proclame que é em Deus que está a sua confiança. Davi compõe este hino (Salmo 55) enquanto estava preso, é o fruto de uma experiência com Deus. Davi que havia sido humilhado e acorrentado, ele, um rei chamado por Deus, um ungido do Senhor estava preso. Talvez, com a visão humana, Davi estivesse desesperado (sem esperança), abatido, mas algo o coloca em pé na prisão, e ele canta este hino de louvor a Deus. Ele louvou ao Senhor por tudo aquilo que estava passando. É isso que precisamos fazer, deixar Deus abrir nosso coração, mesmo diante da tristeza e da decepção, agradecer na certeza da vitória. Davi estava preso e amarrado, e a partir disso brota do coração dele a confiança no Senhor e por isso ele canta.



Você já passou por isso? Faça como Davi, enfrente a situação. Nos problemas interiores, familiares, materiais, nas situações impossíveis e humilhantes que você vive, louve ao Senhor. Davi dá a resposta, confiar mesmo não vendo a solução diante dos olhos. Confie e acredite no Senhor do impossível, faça a sua profissão de fé. Proclame que o Senhor é o seu Deus e nada tema.

Você já sentiu medo? O salmista diz que na hora do medo ele se refugia Deus. Somente o Senhor o ajudará a enfrentar os desafios e os problemas. Você pode estar perguntando: ‘como louvar ao Senhor se estou nesta situação e sofrendo?’ Não é fácil, mas é libertador, é a sua atitude de fé.

Por que o salmista está louvando a promessa do Senhor? Porque quando Deus promete, Ele cumpre. O salmista se antecipa louvando pelas promessas na certeza do cumprimento da mesma.

Deus irá cumpri as promessas que Ele fez a você, acredite! Confiança em Deus a todo custo. Confiar sem ver resposta imediata é realmente uma atitude de fé. Confiar na doença e no sofrimento é uma atitude de fé.

Assim como na passagem de Gedeão, seria impossível ele vencer o numeroso exército inimigo, mas a promessa do Senhor era de vitória, ele confiou e venceu. Confie no Senhor como Gedeão e Deus lhe dará a vitória. Confie! O Senhor tem o melhor para você, não tema a nada e a ninguém e verás a promessa de Deus se cumprir em sua vida.

Em II Reis vemos a confiança de Eliseu, que, em todas as vezes que o rei tramava contra ele – o rei conversava em quatro paredes as emboscadas para invadir Israel – e mesmo assim Eliseu sabia quando iria ser atacado, pois Deus o revelava e com isso Eliseu ficava esperando sempre em prontidão com sua tropa. Isso aconteceu por algumas vezes até o ponto em que o rei quis a vida de Eliseu.

Eliseu até depois de morte fez milagres, até onde o corpo dele estava enterrado os corpos jogados em cima dele eram ressuscitados, para você ver o tamanho do chamado de Eliseu, a graça de ser um ungido do Senhor. Ele dizia ao seu exército confiante no poder do Senhor: “Não temas, respondeu Eliseu; os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles” ( II Reis 6, 16). É isso que o Senhor está lhe dizendo no dia de hoje, o nosso número é maior do que o de nossos inimigos. Pode até não parecer, mas somos venceremos. Aqueles que confiam, esperam e lutam pelo Senhor, mesmo passando pelo vale de lágrimas verão a vitória no dia final e dirão: ‘Valeu a pena sofrer e esperar no Senhor!’

Como o profeta Eliseu, temos que acreditar que Deus está do nosso lado e que o número do exército de Deus é maior. Sempre proclame: “No Senhor que confio e nada temo”.

Eliseu ainda em sua oração pedia para que o Senhor abrisse os olhos dele, pois eram olhos humanos, pedia a graça de ver com os ‘olhos espirituais’. O sentido da fé é confiar mesmo não vendo, acreditar e louvar ao Senhor nas promessas que ainda não foram cumpridas, mas na certeza do cumprimento delas.

Eliseu orou e abriu os olhos de seus criados para que enxergassem diante daquela tribulação, e eles viram que mesmo a montanha cheia de cavalos e tropas inimigas, através da força divina e da certeza no coração, Deus lhes deu a vitória. Quando confiamos, Deus nos dá a vitória.

Como é bom ser de Deus. “É no Senhor que confio e nada temo”. Não desista! Insista e verás o cumprimento das promessas de Deus em sua vida.

Transcrição: Eliziane Alves

↑ topo