Eu preciso tomar posse da graça

Sempre temos um ideal na nossa vida, e esse ideal buscamos de uma maneira sem sentido, até que um dia os fatos amadureçam na nossa vida. Muitas vezes não temos noção nenhuma do que foi a trajetória dos santos, falamos que gostaríamos de ser santo como Paulo, mas como é ser santo na vida concreta?

Atos dos Apóstolos 9, 1-22

Rogerio Rossetti
Foto: Celia Grego

Saulo nasceu em uma cidade bonita chamada Tarso, morava em bairro judeu, era filho de judeu e desde criança aprendeu as tradições judaicas. Um dia já convicto de suas tradições, ele foi para Jerusalém e se tornou um grande fariseu, e como um bom fariseu o que lhe movia era aliança feita com Deus. Paulo foi criado desse jeito, infelizmente na época dele as pessoas queriam fazer a lei acontecer, mas e esqueciam-se da gratuidade de Deus. Como um bom fariseu Saulo pediu cartas para que pudesse ir a Damasco acabar com o cristianismo, e foi neste tempo que aconteceu o inesperado para muita gente.

No caminho de Damasco ele sofreu uma queda, e percebeu que ele precisa se renovar. Muitas vezes nós falamos de Deus, mas o nosso coração está distante, somos cumpridores de várias práticas de piedades, e achamos que estamos nos santificando e ficamos em torno do nosso “eu”, fazemos tudo por obrigação, mas pode acontecer o inevitável em nossa vida.

Paulo pensando que podia fazer tudo por Deus, percebeu o nada dele e na sua vida apareceu o tudo de Deus. É essa a grande graça que hoje precisamos ter. O que é que hoje eu e você precisamos fazer? Por que o milagre não acontece em sua vida? Porque você acredita que o milagre pode acontecer na vida dos outros e não na sua. Precisamos tomar posse dessa graça.

Paulo caiu em si, descobriu uma força que não vinha dele. Queremos mudar os outros, mas não tomamos posse da graça de Deus que pode nos mudar, e vivemos um romantismo espiritual, é preciso tomar posse da graça de Deus.

Eu gostaria que você sonhasse hoje com uma paróquia melhor, com uma família melhor, talvez você ache que sua vida não tem conserto. Você acha que sozinho vai mudar sua casa? Não. Se você quer que sua vida mude do jeito de Deus, você precisa do Espírito Santo, e foi isso que Paulo percebeu, que ele precisava de uma fonte de água viva. Era isso que motivava Paulo a sair, e com coragem ele foi para o mundo inteiro anunciar o Cristo.

Que bonito você sair daqui e dizer: “eu sou livre, eu tomo posse dessa graça de Deus”, foi o que Paulo fez, e ele falava: “é para a liberdade que fomos criados”, ele percebeu o tudo de Deus e tudo de Deus estava no coração dele, e como estava no coração dele, está também no seu.

Muitas vezes, olhamos para a cruz e ficamos chateados porque queremos a ressurreição e não a cruz; queremos a felicidade e não o sacrifício; queremos tudo, menos passar pela cruz. Ainda que eu fizesse tudo na minha paróquia, se eu não descobrisse o amor de Deus que move minhas atitudes de nada adiantaria.


Transcrição e adaptação: Willieny Isaias


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

Rogério Rosseti


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo