Eucaristia e Missão

Estamos hoje, aqui, para refletir sobre a Sagrada Eucaristia. Pedimos ao Senhor que coloque, em nós, este desejo intenso de estar com Ele. Quero conversar com vocês sobre a relação que existe entre Eucaristia e Missão.

Ouça: "Estou convosco até o fim dos dias, até o fim dos tempos"

Não se pode falar de missão, sem falar de Igreja, assim como não se pode falar de Igreja sem Eucaristia.

Precisamos cada vez mais dar razões à nossa fé. Mas como fazer isso? Conhecendo-a. Sempre precisamos buscar auxílio e orientação na Palavra de Deus e na Doutrina da Igreja.

"Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo". (cf. Mt 28, 19 e 20)

A Igreja tem por essência a missão. O saudoso Papa Paulo VI dizia que ela [Igreja] existe para evangelizar, isso faz parte da essência dela. A pessoa que é, de fato, cristã e que abraça o seu batismo, não fica de braços cruzados, mas entra em missão, pois tem consciência da necessidade desta.

Quando nos encontramos com Jesus, mudamos o nosso proceder. Ele nos faz fortes e capazes de sair ao encontro do próximo para lhe anunciar as maravilhas de Deus.

Eu e você somos peças fundamentais na missão da Igreja, e isso é uma realidade. Estamos aqui, pois estamos em sintonia com ela.

Ouça: Apóstolo sinônimo de missionário

No início da Santa Missa, o sacerdote diz assim: "(…) A vós a paz e a fé da parte de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo…" e a assembléia responde: "Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo". Olha só, a Igreja é isso, o Pai chama e nós nos reunimos como irmãos. Um encontro de gente que se ama e ama a Deus.

Nascemos para descobrir a liberdade de filhos e filhas de Deus.

Apóstolo é sinônimo de missionário. Se a gente leva a sério isso, recordamos que somos imagem e semelhança de Deus, e que por isso, somos também chamados a fazer tudo aquilo que Ele nos ensinou e deixou.

 Ouça: A batalha está ganha, Jesus Cristo nos salvou

A Igreja tem uma missão que é sustentada pela Eucaristia. Se não temos um encontro profundo com Deus,  nosso coração não se abrasa. Não tem como falar de um Deus, que é amor, com 'cara de brigão', por isso antes de querer ser acolhido é preciso acolher. Antes de querer falar do Senhor, fale com Ele e peça a luz d'Ele.

O Espírito Santo sabe que podemos fazer muitas coisas, que podemos levar a mensagem divina às pessoas de maneira nova. Ser missionário é saber usar do que se tem e do que se sabe.

Transcrição: Claudenilson José
Áudio:  Anderson  Nunes
Fotos: Paulo Sérgio

↑ topo